Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 08/08/21

O QUE TEM LHE INDIGNADO?

13 – E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14 – E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. 15 – E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; 16 – E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. 17 – E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará. 18 – Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto? 19 – Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. 20 – Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? 21 – Mas ele falava do templo do seu corpo. (João 2:13-21)

Jesus ficou indignado e cheio de intensa ira, partiu com raiva para cima das mesas dos cambistas e vendilhões instalados no templo fazendo, tranquilamente, negócios, atendendo à demanda daqueles que “precisavam” comprar algum animal do tipo, boi, ovelhas ou pombos para ser entregue aos sacerdotes do templo afim de ser sacrificado em favor dos pecados deles. Nossa primeira lição: O perdão do pecado não pode ser negociado, em um balcão de negócios ou numa feira livre. Naturalmente, não há justificativa e nada que se possa entregar pelo pecado, como oferta para pagar  a inegociável dívida que temos com Deus.

Uma questão que se levanta neste texto é a atitude de Jesus que tendo feito um azorrague de cordéis (v.15), pois indignou-se, enuma reação súbita, tocou os animais para fora  do templo e virou as mesas dos cambistas espalhando pelo chão todo o  dinheiro ilícito. Aqui vemos o tamanho do desprezo de Jesus que informa a eles a razão pela qual agiu daquela forma: “… não façais da casa de meu Pai casa de venda…” (v.16).

Não é de hoje que o homem “afronta” ao Senhor com a arrogância de seus pecados oferecendo como incenso mal cheiroso e  desagradável ao olfato de Deus. “- E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara(Levítico 10.1). Por isso eles morreram quando trouxeram “fogo estranho” perante o Senhor(Números 26.61). O salário do pecado é a morte (Romanos 6.23). Amados, cuidemos em nos oferecer para Deus como bom perfume[incenso] de Cristo (II Corintios 2.15), perdoados e salvos pela incomparável e  maravilhosa Graça. Que possamos nos indignar, odiando o nosso próprio pecado e santificar o templo de Deus que é o nosso corpo. “- ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1).

Fuja daqueles líderes religiosos que negociam a sua fé. Enganam sempre  e te oferece “mundos e fundos”, como promessas de oportunidades de “mudança de vida” e ter dinheiro, sucesso e riqueza material. Para isso, é só fazer “campanhas” e “desafios a Deus”, no entanto, se deve ofertar dinheiro, algum tipo de bem, veículo, terreno, sua casa, não importa, trata-se de um balcão de negócios do céu, o que importa mesmo é o valor da sua oferta. Eles garantem a “mudança de vida”, mas, se não acontecer é porque você não tem Fé suficiente, ou seja, o problema é seu.

Queridos, neste evento Jesus demonstra sua indignação com os vendilhões do templo com um chicote. Alguns podem dizer que Jesus pecou porque foi violento; Pois, aonde já se viu alguém que vem  pregar o amor, o perdão e a justiça, agir com tanta raiva? Mas os discípulos lembraram as Escrituras que diz: “… o zelo da tua casa me consumirá” (v.17). A resposta a isso é que Deus detesta o pecado, embora ame e estenda a sua mão para salvar o pecador que se arrepende dos seus pecados. Me indigna muitos se apresentam lideranças de igrejas suspeitas, comprando e vendendo a fé das pessoas, visando o lucro e crescimento prosperidade de suas lojas religiosas. Jesus irou-se, mas não pecou. Não perseguiu, não respirou ameaça, não jurou vingança, mas entregou-se para pagar o preço do nosso pecado na cruz. Sem barganha, sem falcatrua, sem “toma lá, dá cá”, mas trazendo em seu próprio corpo a verdade e a justiça de Deus. Indignado fico porque muitos ainda falam mal de Jesus. E você, também fica indignado?

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens