Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho – Pagina Gospel – 25/07/21

O ESPÍRITO É FORTE E A CARNE É FRACA

“ – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Marcos 14.38)

Antevendo o castigo em sua própria carne pelo pecado, Jesus, importou-se mais com  os seus seguidores, advertindo-os que a carne é fraca, mesmo quando eles já haviam declarado em toda convicção de seus lábios, que estavam à disposição do seu Rabi e que, se preciso fosse,  lutariam com espada, até a morte, em defesa do seu mestre. Mas sabemos que, não temos que lutar contra a carne e o sangue. (Efésios 6.12)

Os discípulos seguiam resolutos, aprendendo sempre dos ensinamentos de Jesus e convictos de  que Jesus fora a escolha certa para suas vidas. No entanto, o aterrorizante caminho do calvário, com certeza, confundiu as convicções e sentimentos dos discípulos com respeito ao reino que Jesus viera estabelecer. Nunca imaginaram que o medo iria vencer a coragem firmada em seus corações. Pedro, o mais intimo e “convicto” foi dominado pelo medo e negou Jesus por três vezes. Se você tem a convicção de que Jesus é a pessoa certa para a sua vida, seja qual for a circunstância, ame-o até o fim. “- Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.” (Lucas 12:9)

Jesus fala a respeito de si, como homem, que o espírito está pronto para suportar a aflição de morte. O seu corpo suou sangue antes mesmo de derramá-lo no madeiro*(hematidrose – rompimento de veias capilares e o sangue se mistura ao suor causado por profunda comoção emocional). E, assim, em tormento de alma, rogou ao Pai para que ele não tivesse que beber daquele cálice, mas, considerou que a vontade de Deus é a que deve prevalecer. Apesar de que a carne é fraca o seu espírito estava pronto para obedecer à vontade soberana de Deus Pai. A vontade de Deus deve nortear em todanossa história de vida. Ele nos ama e sabe o que é melhor para cada um de nós, mesmo se sofrermos. “…; no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo”(João 16.33)

Vigiai e Orai, é a ordem divina. Mais do que em outro período dapós-modernidade, neste século XXI, os cristãos devem se obrigarao esforço de aprender o que é vigilância e oração. Vigilância é, sobretudo, precaução em relação a algo ou alguém. É uma questão de vida ou morte, uma forma de defesa antecipada, protegendo-se contra sobressaltos, ciladas e armadilhas. Até o “Dia do Senhor”devemos estar bem acordados, não sonolentos, nem embriagados, mas sóbrios e conscientes que num abrir e fechar de olhos esse diaem breve chegará.

Vigilância é manter-se atento às circunstâncias ao nosso redor, é usar da inteligência e sentidos da visão e audição para não ser surpreendido e derrotado. Na vigilância a visão espiritual é aguçada e os ouvidos conseguem capturar o sonoro e audível sussurrar de Deus em nossa alma. Por outro lado, a oração é, com certeza, o único meio de comunicação, através do qual, transmitimos nossos mais particulares pedidos, prestamos adoração e agradecemos com ações de graças ao Deus de amor. Sendo assim, além de vigiar, apresentemo-nos ao Pai com orações, num sacrifício santo em oferta agradável, nosso culto racional (Romanos 12.1)

Jesus tinha o costume de se retirar para orar sozinho (Mateus 14.23), mas naquela madrugada, convidou  Pedro, Tiago e João, para  serem companheiros em oração; Quão grande privilégio, orar com Jesus! Mas, por três vezes, Jesus encontrou os seus discípulos dormindo, não vigiaram, não oraram. Repreendeu-lhes severamente. Sejamos homens e mulheres em vigilância e oração, Jesus está junto conosco. Hoje o Senhor Jesus continua incitando os seus servos e servas a orar e vigiar. Nesses tempos de pandemia, os servos do Senhor, devem dedicarem-se  à vigilância seprecavendo nestes dias maus. Portanto, examinemos, sempre, nas escrituras, conferindo sinais da proximidade da vinda de Cristo. Prepare-se, não seja surpreendido arriscando-se a ser deixado para trás por não vigiar e orar. A carne é fraca, mas o poder de Deus é aperfeiçoado em nossa fraqueza (II Corintios 12.9). Ouçamos a Jesus: Vigiai e Orai!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – Ma

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens