Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do dia 18/07/21

FÉ COMO ESTILO DE VIDA

“Visto que andamos por fé e não pelo que vemos”. (2 Coríntios 5.7).

Fé não é sentimento.

A caminhada cristã demanda por algo além do abandono das coisas visíveis e do que sentimos.
Ter fé implica crer que a vida é bem melhor com Deus e também ter atitudes coerentes com o que cremos: a Palavra de Deus.

No Antigo Testemunho, o termo “fé” aparece apenas duas vezes (Deuteronômio 32.20; Habacuque 2.4). Mas se a palavra fé não é utilizada com frequência, expressões como crer, confiar e esperar transmitem o conceito de fé do começo ao fim do Antigo Testamento.
Isso significa que a palavra fé aparece principalmente no Novo Testamento e possui muitos aspectos. Essa palavra traduz especialmente o substantivo grego “pistis”, mas também está presente nos significados do adjetivo “pistos” e do verbo “pisteuo”. Juntos, eles ocorrem por mais de 300 vezes e transmitem tanto o sentido de confiança quanto de fidelidade.

A fé foi um tema central da Reforma Protestante. Por isso à Igreja Reforma se empenhou muito em estudar o que é a fé bíblica, e destacou três aspectos da fé.
As Escrituras nos afirmam que a “a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem”. (Hebreus 1.1). Essa é uma das definições mais claras acerca do que é fé na Bíblia.
Sob esse aspecto, fé é depositar a confiança exclusivamente em Deus, independente das circunstâncias. É abraçar as promessas de Deus, confiar em sua Palavra e permanecer fiel a Cristo.
A fé verdadeira crê sem ver. Ela não precisa se ancorar em coisas visíveis para existir. A fé verdadeira é a convicção de fatos que não se veem. A verdadeira fé conhece e aceita a Palavra de Deus, e possui uma certeza profunda e inabalável de que tudo o que está revelado nela é verdade.
A fé verdadeira não apenas confia, mas também tem certeza. Ela tem certeza absoluta de coisas que se esperam. O crente que possui a genuína fé foi convencido de que ele não pode ver são reais. A fé verdadeira não duvida da veracidade dos acontecimentos passados narrados na Palavra de Deus. Também não duvida dos acontecimentos futuros que ocorrerão segundo as suas promessas.

A fé verdadeira não nasce de sinais ou de evidências de milagres. Aqueles que crucificaram Jesus não conseguiram crer mesmo estando diante do maior milagre de todos os tempos. Quando souberam de sua ressurreição, rapidamente eles trabalharam para escondê-la, e se negaram a crer que Ele é realmente o Filho de Deus. (Mateus 27.11-15)

Isso significa que a fé salvadora não fruto da vontade do homem caído, mas é resultado da ação do Espírito Santo em um coração regenerado. Também é verdade que a maioria das pessoas diz crer em Deus. Porém, elas não creem no verdadeiro Deus conforme revelado nas Escrituras. Elas criaram para si uma versão de divindade que não corresponde ao Deus da Bíblia. Isso acontece por causa de sua própria natureza pecaminosa. Elas estão cegas e mortas espiritualmente.

A fé é a base de nossa redenção. É unicamente através da fé que somos justificados por Deus (Romanos 1.17 – 5.1)
O justo viverá pela fé ! O apóstolo Paulo escreve que a salvação é pela graça mediante a fé (Efésios 2.8).
É pela fé que compreendemos as obras de Deus e temos conhecimento do seu propósito (Hebreus 11.3).
Sem a fé genuína, ninguém é capaz de agradar a Deus, e nem mesmo de crer que Ele existe (Hebreus 11.6).
É pela fé que podemos agir segundo a vontade de Deus. A fé genuína implica em total dependência e obediência ao Senhor (Hebreus 11.8-29)
Ter fé verdadeiramente significa abandonar total confiança em nossos próprios recursos. Ter fé significa se apegar sem ressalvas às promessas de Deus.
Significa olhar para Cristo como único e suficiente salvador de nossas vidas (João 3.16). A fé tira o homem de si mesmo e o coloca em Cristo. Por isto aquele que tem fé está em Cristo, e Cristo nele. (João 15.4).

Amigos vamos permanecer vivendo nossa fé Cristocêntrica.

Indesistivelmente,

✝️ Mário Porto,

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens