O HOMEM DE MUITOS AMIGOS – Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 18/07/21
O HOMEM DE MUITOS AMIGOS
– Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. – Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. (João 15.14,15)
Desde quando criou o primeiro homem, Deus firmou o seu apreço e afeição pelo ser humano representados, ali no Jardim do Éden por Adão e sua companheira Eva. O Senhor passeava no jardim(Gênesis 3.8) procurava e dialogava com o homem face a face. Grande privilégio! No entanto, esta amizade foi abalada pela desobediência de Adão, que, transgrediu a ordem de Deus, é este,o Pecado original: a desobediência; que causou a separação, ou, inimizade entre o DEUS SANTO e o homem caído.
Em nosso meio cristão ouvimos, muitas vezes, que “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador” é por isso que, sem medida, Deus Pai, propiciou na morte do seu Filho unigênito, o perdão, restauração da amizade e Salvação eterna àqueles que puderem crer no nome de Jesus. Deus não deseja que o homem pereça mas seja salvo do dano da segunda morte. “- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Apocalipse 2:11). Deus é amoroso e não tem prazer na morte do que morre, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei(Ezequiel 18.32). O vencedor sobre a morte , é todo aquele que ouve e obedece a Deus, tornando-se o seu maior e melhor amigo.
A amizade, indiscutivelmente, é dom de Deus, começou com o primeiro homem, e assim, devemos repercutir prosperando em fazermos muitos amigos nesta terra. “ – O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18.24). Jesus é o amigo mais chegado que um irmão. Mostrar-se amigável atraí muitos amigos, como Jesus ainda faz hoje.
Aqui eu faço um “parêntese” para homenagear nosso eterno amigo, Rafael, que partiu no dia 10 de julho deste ano de 2021. O Rafa da Aninha, que, como jóia preciosa, tivemos a grande sorte de encontrar, no ano de 1996, há 25 anos, em um Encontro de Casais com Cristo – ECC, em São Luiz-MA. Desde aquele dia nasceu uma grande amizade entre eu e minha esposa e Rafa e Aninha. Assim como a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou como a sua própria alma (I Samuel 18.1b), esta, é a melhor descrição de uma eterna amizade registrada em toda a Bíblia, uma ligação entre almas. Foi assim conosco também.
Rafa mostrava-se um homem extremamente amigável e, portanto, conseguiu muitos amigos, eu, minha esposa, filhas, genros e netos, apenas figurávamos como mais uns dentre a multidão de amigos que Rafa colecionou em sua vida e cuidava com intenso carinho, respeito e habilidade de um mineiro bonachão, atleticano, mestre cuca, mas, sobretudo, um grande e maravilhoso amigo paraqualquer circunstância, boa ou má. Enfim, Rafa fez a sua parte e seguia firme com o seu amigo mais chegado que um irmão, Jesus Cristo.
Obedecer e fazer o que Jesus manda nos eleva de servos a amigosde Deus. Não sejamos inaptos pela desobediência originada no Jardim do Éden quando o homem pecou e a barreira do pecado fez a separação entre nós e Deus. “- Porque ele (Jesus) é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, (Efésios 2:14), e ainda, “- TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5:1). A fé tornou Abraão amigo de Deus. Que possamos neste mundo fazer muitos amigos, sendo, o principal, o Senhor Jesus. Conheci um homem de muitos amigos, um bom exemplo a seguir, ele fez de Jesus o seu melhor amigo, que o promoveu para morar no Céu. Até breve amigo Rafa da Aninha. Saudades!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.