Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na Página Gospel do Jornal Pequeno do dia 11/07/2021

AS ATITUDES DEMONSTRAM A FÉ
“ – Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?” (Tiago 2.14)
Tiago, irmão de Jesus escreve às “doze tribos da Dispersão”. A fé genuína é uma realidade na qual o indivíduo  aposta a própria vida, e não apenas em concordar passivamente com uma doutrina, mas precisa ser praticada, não somente reconhecida. Por isso o  questionamento entre fé e obras. Quem tem fé, obrigatoriamente, apresenta obras. Tiago cobra a Fé que seja operante, viva e que trabalha em função do reino de Deus.
Jesus maravilhou-se da obra de fé do centurião que o abordou e confiou somente na Sua palavra  para a cura do servo que estava enfermo. Aqui  um dos exemplos bíblicos de fé e  obra. O centurião pôde crer, pois, a obra de Deus consiste em que possamos crer que Ele,  enviou o seu filho a este mundo. (João 6.28). Portanto o centurião creu em Deus e em Jesus, também.
Crer em Deus é impossível para aqueles que em sua própria visão de fé, se esforçam e trabalham com afinco, buscando, inutilmente,  em benefícios materiais e prazeres a alegria e satisfação que o mundo não pode oferecer. Somente na fé direcionada para Deus, através de Jesus Cristo, é que produzimos as maiores e melhores obras, que poderão serem vistas e notadas por todos. Nosso trabalho, então, é crer no Senhor Jesus. Aí estarão a fé e a obra juntas, conciliadas.
Paulo guardou a sua fé até o último momento de sua vida ( Timóteo 4.7). Portanto, o justo não somente  viverá pela fé (Hebreus 10.38), mas deve estar disposto a trabalhar no seu exercício e nunca desistir. Deus recompensará os que o buscam, e,  é necessário nos aproximarmos Dele e agradar-lhe. Ainda sobre o centurião que creu, Jesus fez um grato comentário que  “nem ainda em Israel tenho achado tanta fé”, no entanto, pôde constatar quão difícil é o homem confiar em Deus e referiu-se sobre a sua volta: – “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”(Lucas 18.8)
Queridos, a fé tem que ser operosa , e não basta dizer: – eu tenho fé. Outra coisa que devemos saber o quanto antes, é que a fé por si só, não salva. Também as obras não salvam  para que ninguém venha se vangloriar. Deus não dará a sua gloria a nenhum outro (Isaías 42.8) É a graça de Deus que salva quando cremos em Jesus e na sua palavra.
Enfim, a fé que salva é demonstrada por ações de misericórdia, atitudes práticas no dia-a-dia. Suprir de mantimentos ao que não tem o que comer dar de beber a quem tem sede, vestir aquele que está nu, dar um cobertor para aquecer a quem tem frio.
Tiago em sua carta, ironicamente diz: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.”(Tiago 2.19). Os da fé e das obras devem gastar sua vida para operar o bem ao seu irmão, a sua irmã. Palavras como: – ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos, nada significam se eu não agir. As atitudes são provas da nossa Fé.  Aleluia!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens