Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 04/07/21

ESTAMOS INDO PARA O DESTINO CERTO?
“- E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.” (Êxodo 13:21)
Hoje, em todos os meios de transporte, seja na terra, água ou pelo ar, a tecnologia auxilia aqueles que se deslocam para chegarem a um lugar desejado. Os motoristas de carro contam com um aparelho chamado GPS (Global Positioning System), ou  Sistema de Posicionamento Global. Nos imensos mares e oceanos, os comandantes de embarcações seguem orientados por  radares, pilotos de aviões voam auxiliados por computadores de bordo em seus painéis de controle. Portanto, seja qual for o destino, todos contam com um guia confiável.
Reportando ao êxodo do povo hebreu, e o caminho por onde iam, somos informados que o Senhor ia adiante deles e os guiava de dia numa coluna de nuvem; e os iluminava de noite numa coluna de fogo. Da coluna de nuvem o Senhor lhes falava (Salmos 99.7) e da nuvem o Senhor faz resplandecer a sua luz (Jó 37.15).
Mas, apesar do zelo do Senhor Deus em guiar o seu povo, muitos ficaram para trás porque desprezaram o que o Senhor lhes falava na nuvem, e assim não foram  iluminados pela sua Luz, mas pereceram no deserto por causa da rebeldia e murmuração constante. O Senhor em todo o tempo está conosco a guiar nossos caminhos, por isso não temos por que murmurar, mas, sentir o prazer e meditar na Lei do Senhor de dia e de noite. Assim, bem-aventurados,  chegaremos ao lugar certo guiados por Deus à “cidade santa, a nova Jerusalém” (Apocalipse 21.2).
Vivemos tempos em que as pessoas deixam de lado a sabedoria, abandonam a prudência e seguem com a multidão. Não seguiras a multidão para fazeres o mal (Exôdo 23.2), diz o Senhor. Vivemos a era, do virtual, do Fake News, da farsa da ilusão coletiva. Precisamos urgentemente conferir, examinar todas as coisas que dizem por aí  e repudiar falácias e narrativas que tem como objetivo desinformar, desorientar. A Bíblia diz: “- Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, – Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” (Efésios 5:15-16)
O Senhor Jesus é o guia confiável a ser seguido. “- Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”(João 8:12). A vida que temos é uma jornada, uma viagem e precisamos ser guiados ao destino certo. Creio que muitas pessoas, principalmente nesses dias maus, pesam na intimidade de seus corações perguntando qual o fim que lhes está reservado. Para onde estamos nos encaminhando? Quando será? Como será depois desta vida?
Mas Jesus é a glória de Deus (a coluna de fumaça), é a Luz nesse mundo (coluna que ilumina os caminhos). Jesus disse quem anda nas trevas não sabe para onde vai (João 12.35), pois Ele é a luz que veio ao mundo para que todo aquele que crê não permaneça nas trevas (João 12.46). Ele é o guia, Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida Eterna. Ninguém vem ao Pai, senão por Ele.  Siga a Jesus de dia e de noite,  e não acompanhe as multidões de guias de cegos deste mundo.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens