Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Mário Porto, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 27/06/21

O SILÊNCIO DE DEUS

O silêncio é frequentemente o “lugar” em que Deus nos espera: para que consigamos escutá-L’O, em vez de escutar o ruído de nossa própria voz.
Na vida há momentos em que Deus se cala, e nesses momentos as dúvidas que ficam são: O que fazer quando Deus fica em silêncio ? Porque Deus se cala diante do meu clamor ?
Porque existem pessoas que passam meses, anos e até mesmo meses, anos e até mesmo décadas pedindo a Deus, algo de suma importância, mas nem sempre o Todo Poderoso responde.
Como você tem reagido à esses momentos em que suas orações não são respondidas ? Como você tem se posicionado diante do silêncio de Deus ?
Esse silêncio do Pai nos gera uma angústia, um conflito interno porque nós cristãos, somos ensinados que, temos que clamar e pedir a Deus em oração, pois se estiver de acordo com o propósito do reino ele certamente irá fazer o que desejamos.
Aprendemos que sem fé, é impossível agradar a Deus. Mas como conviver com a aparente demora de Deus ? Como ter esperança, quando muitas vezes parece que não há motivos para ter ?
Em um mundo imediatista, onde pertencemos à geração da internet e a informação é muito rápida, é difícil termos uma fé resiste ao teste do tempo e silêncio de Deus.

O evangelho de Lucas narra o drama de casal, tenente a Deus. O casal Zacarias e Isabel serviam a Deus com todas as suas forças.
Lucas diz que eles eram justos e viviam Indesistivelmente em todos os preceitos de Deus. (Lucas 1.5-25).
Diante da cultura da época um casal sem filhos era inadmissível, pro povo faltava alguma coisa para comprovar que Zacarias e Isabel eram filhos amados de Deus, havia uma lacuna, faltava-lhes, um filho ! A sociedade olhava para aquele casal com desprezo; talvez você esteja passando por algo parecido…Quando você passa as pessoas pensem: Lá vai o um homem e uma mulher esquecida de Deus.
Por que Deus se cala ?
A verdade é que Deus se cala porque Ele sabe o tempo certo para tudo, até para trazer um milagre para sua vida.
O Evangelho de Lucas nos diz que o casal Zacarias e Isabel, a Bíblia diz que já eram idosos (Lucas 1.18). Ela era estéril. Por muitos anos oraram desejosos por essa intervenção divina.
Quantas vezes clamaram por uma intervenção de Deus. Eles queriam tanto um filho, isto era um desejo legítimo – mas Deus se calou e não lhes concedeu este favor na primeira e nem na segunda oração que fizeram.
Não é assim que acontece conosco ? Oramos para Deus agir, e quando ele não faz, passamos a desenvolver uma espécie de dúvida em nosso coração ?

Deus só agiu no tempo oportuno, Deus concedeu o milagre numa época de grandes batalhas.
O que aprendo com essas lições, é que Deus sempre está no controle de todas as coisas, e que o silêncio de Deus não significa a ausência dele, Ele pode estar calado como esteve com Zacarias e Isabel, porém, no momento certo Ele se levantará e proverá o milagre.
Se existe algo que o ser humano ainda não conseguiu digerir com relação a algumas atitudes de Deus para com o homem, este algo se chama o silêncio de Deus.
É quando tudo está confuso e obscuro e você não enxerga aquela tão esperada luz no fim do túnel.
De certa forma, o próprio silêncio de Deus já é uma resposta. Sempre que Deus se cala está dizendo espera e persista em oração que seu milagre vai chegar e será maravilhoso.

“Se Deus muda nossos planos é porque precisavam melhorar”.

Se houve planos frustrados ontem ou no dia de hoje, olhe para Jesus. Descanse nele. Não há circunstância ou problema que não possa ser entregue àquele que é Senhor de tudo e está ao nosso lado todos os dias – seja no trabalho, na escola, no hospital.

“Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. (Jeremias 29.11).

Indesistivelmente,

Bp, Mário Porto,

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens