Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 13/06/21

JESUS VOLTA A CANÁ DA GALILÉIA

Por Roberto Veloso
@robertoveloso_

Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galileia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.”  (João 4:46)

Jesus estava vindo de uma festa da Páscoa em Jerusalém para a Galiléia quando entrou novamente em Caná. A sua fama estava por toda parte, inclusive em Caná, onde tinha feito o milagre da transformação da água para o vinho.

Sabendo que Jesus estava ali, um nobre foi ter com ele e pediu-lhe que descesse até a sua residência em Cafarnaum para curar o seu filho adoentado. Jesus aproveita a oportunidade para questionar a fé do nobre e dos que o rodeavam.

Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.” (João 4:48)

Esse é um comportamento recorrente do ser humano, é preciso ver para crer. O mesmo comportamento de Tomé, chamado Dídimo, que precisou ver as chagas abertas de Nosso Senhor para acreditar.

O poder espiritual da palavra não os comove, nem os atraí, somente o poder dos milagres na carne. Muitas vezes queremos fazer igual a Naamã, general sírio, ao não querer mergulhar sete vezes no Jordão e ainda exigir a presença de Eliseu em pessoa, vestido em vestes sacerdotais para curá-lo, conforme está descrito em 2 Reis, 5:12.

O nobre, porém, reconheceu que todas as suas riquezas não eram suficientes no momento da aflição. E depois de questionado por Jesus, creu na palavra:

Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.
Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia.” (João 4:50,51)

Essa fé, esse acreditar, é que faz toda a diferença. Se o nobre não tivesse acreditado, não teria ocorrido o milagre. Isso nos faz refletir quantos precisam de um milagre, mas não tem fé na palavra, porque desprezam o chamado.

Mas, o verdadeiro milagre é a conversão de um pecador. O que Jesus demonstrou na sua primeira passagem por Caná, quando transformou a água em vinho. Esse é o milagre adequado para quem deseja um novo renascimento no Espírito. O que transforma a vida da pessoa, tornando-aum seguidor de Jesus Cristo.

E o tempo de Deus não é o nosso, apesar de poderem coincidir. Precisamos saber esperar, ter perseverança e fé, pois tudo já deu certo. Essa é a vontade de quem fez os céus e a terra: que creiamos em Seu Filho amado, Jesus Cristo. Assim teremos a vida eterna.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens