Fechar
Buscar no Site

O CONSOLO DA PALAVRA DE DEUS

“O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica” (Sl 119.50)

O Salmo 119, com seus 176 versículos, é dedicado exclusivamente a exaltar o valor e o poder da Palavra de Deus. A Palavra de Deus é inspirada, sua origem é divina. A Palavra de Deus é inerrante, nela não contém erros nem contradição. A Palavra de Deus é infalível, ela não pode falhar. A Palavra de Deus é eficaz, ela sempre cumpre os propósitos para os quais Deus a designou. A Palavra de Deus é poderosa, ela como martelo esmiúça a dureza dos corações. A Palavra de Deus é eterna, passa os céus e a terra, mas ela jamais passará.

O texto em epígrafe fala-nos sobre três verdades, que passamos a destacar:

Em primeiro lugar, os filhos de Deus não são poupados da angústia. A vida não é indolor. O percurso entre o berço e a sepultura está salpicado de dor. Não poucas vezes somos fuzilados por rajadas de ventos contrários, trazendo em suas asas, angústia para a alma e tormento para o coração. O salmista afirmou: “Laços de morte me cercaram e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza” (Sl 116.3). A sua angústia era medonha. Em sua percepção, o inferno estava instalado dentro de seu peito. O apóstolo Paulo, o grande bandeirante do Cristianismo, chegou a afirmar que enfrentou tribulações maiores do que suas forças, a ponto de desesperar-se da própria vida (2Co 1.8). O próprio Jesus, o Filho de Deus, confessou aos seus mais próximos discípulos, no Getsêmani: “A minha alma está profundamente triste, até à morte” (Mt 26.38). Do lado de cá da sepultura passamos por angústias. Lidamos com o sofrimento. Nossos olhos são inundados de muitas lágrimas. Aqui sofremos, choramos, sangramos, morremos.

Em segundo lugar, os filhos de Deus são consolados na angústia. O salmista não apenas destaca sua angústia, mas também ressalta o consolo que recebeu. Há bálsamo para os filhos de Deus. Há óleo fresco sobre a nossa cabeça. Há unguento sobre nossas feridas. Há refrigério para nossa alma. O nosso Deus é o Deus e Pai de toda consolação (2Co 1.3). É ele quem nos conforta em toda a nossa angústia, para consolarmos outros que estiverem passando pelas mesmas circunstâncias. Deus é poderoso para enxugar nossas lágrimas, terapeutizar nossa dor e trazer-nos alívio e conforto. Quando nos sentimos abatidos, ele nos levanta; quando nos sentimentos fracos, ele nos carrega no colo.

Em terceiro lugar, os filhos de Deus são vivificados pela Palavra. A Palavra de Deus é o grande instrumento que Deus usa para nos consolar e nos vivificar. É pela Palavra que somos chamados à salvação. Ela é a divina semente, por meio da qual nascemos de novo. Ela, como luz, clareia as cavernas do nosso coração. Como fogo, queima os entulhos do nosso coração. Como martelo, esmiúça nossas resistências. Como espada, é arma poderosa para nos defender. A Palavra é alimento para nossa fome: é leite para os infantes e carne para os adultos. É pão nutritivo do céu. A Palavra é doce ao nosso paladar. É mais doce do que o mel e o destilar dos favos. A Palavra é mais preciosa para nós do que muito ouro depurado. Ela restaura a alma e ilumina os olhos. Ela dá sabedoria aos simples e alegra o coração. Ela nos dá discernimento e nos preserva de cair no cipoal da vaidade. Oh, quão poderosa é a Palavra de Deus para nos vivificar. Por meio dela somos santificados. Por ela somos consolados e reavivados. Todos os avivamentos da história foram inspirados pela Palavra e dirigidos por ela. Quando a examinamos, ela nos perscruta. Quando a guardamos no coração, ela nos protege do pecado. A Palavra de Deus é poderosa. Ela despede chamas de fogo e faz tremer o deserto. Ela é viva, irresistível e vitoriosa. Rev. Hernandes Dias Lopes

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens