Crédito: AdiEx Itália

Pistoia (Itália) – No dia 6 de junho, o Exército Brasileiro, por meio da sua Aditância, e a Embaixada do Brasil na Itália, realizaram uma cerimônia cívico-militar para celebrar os 55 anos de criação do Monumento Votivo Militar Brasileiro (MVMB). Localizado na cidade toscana de Pistoia, na Itália, o monumento foi o primeiro a ser inaugurado em território italiano para homenagear a Força Expedicionária Brasileira (FEB). A atividade foi realizada atendendo todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país.

Durante a cerimônia, o Adido do Exército (AdiEx), Coronel André Luiz dos Santos Franco,  condecorou o Embaixador do Brasil na Itália, Helio Vitor Ramos Filho, com a medalha “Exército Brasileiro”, instituída pelo Comandante do Exército, por meio da Portaria nº 219, de 14 de março de 2016, com o objetivo de distinguir cidadãos brasileiros que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. Também foram agraciados os presidentes da Associação Linha Gótica Pistoiense, Paolo Franceschi, e do Lions Club Porretta Terme, Luca Boschi, com o Diploma de “Colaborador Emérito da Memória da FEB na Itália”, pelo trabalho realizado no monumento dedicado às mulheres da FEB, em Pistoia, e na praça dedicada ao Marechal Mascarenhas de Moraes, em Porretta Terme, respectivamente.

Ainda durante a atividade, o embaixador e o AdiEx inauguraram um painel sobre a história do MVMB. O texto, em português e italiano, resgata a criação do Cemitério Militar Brasileiro (CMB), em 2 de dezembro de 1944, bem como a transferência dos 462 corpos dos nossos militares para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, na cidade do Rio de janeiro, em 1960. A cerimônia contou com a presença da Prefeita de Collecchio, Maristela Galli; dos representantes dos poderes Executivo e Legislativo de diversos municípios que fazem homenagem à FEB, além de autoridades civis e militares, italianas e brasileiras.

Monumento Votivo Militar Brasileiro
Em junho de 1965, iniciou-se a construção do MVMB no terreno que outrora abrigava o antigo Cemitério Militar Brasileiro, projetado por Olavo Redig de Campos, arquiteto oficial do Itamaraty, e realizado pelo engenheiro italiano Luigi Cafiere. Praticamente um ano depois, em 7 de junho de 1966, o MVMB foi inaugurado.

Fonte: AdiEx Itália

Fonte/ Exército Brasileiro