Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 06/06/21

A BÍBLIA E A ADMINISTRAÇÃO DESCENTRALIZADA

Por Roberto Veloso

@robertoveloso_

Além disto procurarás dentre todo o povo homens de capacidade, tementes a Deus, homens verazes, que aborreçam a avareza, e os porás sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez;” (Êxodo, 18: 21)

Moisés foi um grande líder do povo judeu. Deus o preparou durante quarenta anos no Egito em toda a ciência. Foi criado no palácio de Faraó como herdeiro do trono. Moisés era muito culto.

Depois, Deus o levou para o deserto, onde passou quarenta anos se preparando para conduzir o povo hebreu após a saída do Egito. No deserto, conheceu Zípora, filha de Jetro, um sacerdote midianita, de cuja relação advieram dois filhos: Gérson e Eliezer.

Sabendo que Deus usara Moisés para tirar o povo do Egito, Jetro pegou Zípora e os dois netos e foi ao encontro do genro. “Veio Jetro, sogro de Moisés, com os filhos e a mulher deste, a Moisés no deserto onde se achava acampado, junto ao monte de Deus” (Êxodo, 18: 5).

No outro dia, Jetro observou a rotina do genro e verificou que a postura de Moisés como administrador da nação israelita estava equivocada. Moisés apesar de toda liderança e cultura era um centralizador, nada delegava.

Moisés queria resolver tudo sozinho e passava o dia inteiro, da manhã até o por do sol, julgando as coisas do povo. Isso prejudicava a ele e ao povo que passava o dia na fila. Jetro, sabiamente, inspirado por Deus, diz para ele praticar um princípio basilar de todo bom líder e administrador: a descentralização.

Moisés, apesar de toda a cultura e liderança, foi humilde e aceitou o conselho. Assim, pode se dedicar inteiramente ao proposto por Deus: “Ouve, pois, as minhas palavras; eu te aconselharei, e Deus seja contigo; representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus, ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer” (Êxodo, 18: 19-20)

Muitos agem como Moisés. Apesar de cultos, preparados e líderes, centralizam tudo em volta de si, não aceitando dividir o trabalho, e tanto ele quanto quem depende de sua ação se cansam. Esse tipo de comportamento dificulta a realização de muitas iniciativas.

A atualidade desse ensinamento bíblico é inegável. Na verdade, a Bíblia é um manual de procedimento que todos deviam adotar. Vamos lê-la, a palavra nela contida traz a vida eterna e a salvação.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens