Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 23/05/2021
GUARDA BEM A TUA ALMA
1 – AGORA, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR Deus de vossos pais vos dá. 2 – Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando. 3 – Os vossos olhos têm visto o que o SENHOR fez por causa de Baal-Peor; pois a todo o homem que seguiu a Baal-Peor o SENHOR teu Deus consumiu do meio de ti. 4 – Porém vós, que vos achegastes ao SENHOR vosso Deus, hoje todos estais vivos. 5 – Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. 6 – Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida. 7 – Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? 8 – E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós? 9 – Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos. (Deuteronômio 4:1-9)
Podemos afirmar, sem margem de erro, que a Vida é uma Faculdade aonde temos a chance de aprendermos como se deve viver com qualidade. Como todas as coisas neste mundo estão sujeitas às leis naturais da física, assim, todos, seres humanos estão submetidos a conhecer as Leis Espirituais, que são os Estatutos estabelecidos por Deus. Mas é necessário dizer aos incautos, que não há outro Deus além do Senhor, e todos os “Baals-Peores” (v.3), os deuses insurgentes deste mundo, devem ser lançados fora.
A Lei de Deus é a Carta Magna do Senhor para os homens. É imutável, no entanto, o próprio criador, conhecendo a natureza rebelde do homem, adverte: “- Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela,” (v.2). Fica a temerária advertência às lideranças espirituais ou juristas desta terra que intentam “revisar” a Lei de Deus com o intuito de adequá-la a este século. Grande é a tragédia espiritual, quando o coração duro e contencioso insiste em mudar a verdade de Deus, acrescentando ou retirando as ordens estabelecidas por Ele, quer sejam das Escrituras do antigo ou do novo testamento. O pior de tudo sobrevirão, as pragas e, também, a retirada da sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas escritas no livro. (Apocalipse 22.18,19). “- Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hebreus 10:31)
Quem guarda e cumpre cabalmente, em amor e obediência a “Lei”, ou ordem divina, tornar-se-á sábio e entendido, neste mundo. E todos desejarão ouvir para conhecer os “estatutos” porque quem obedece, será destacado entre todos aqueles que ainda não conhecem. Sabedoria e entendimento é a marca admirável e inconfundível do povo de Deus. Sejamos sábios e atenciosos em ouvir a Palavra de Deus para procedermos conforme a Lei Amorosa ensinada por Jesus.
O propósito de Deus é achegar-se ao homem para diminuir o distanciamento físico e espiritual entre Ele e nós, em todas as vezes que o invocamos. A “Lei” e “Estatutos” de um Deus grande, torna o seu povo grande, pois não há juízos tão justos quanto a Lei do Senhor. Para ser bem sucedido e aprovado na Faculdade da Vida, o “pulo do gato” é: Não esquecer dos grandes feitos do Senhor e não se apartar Dele em todos os dias de nossa existência (v.9). “- A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.” (Salmos 19:7)
O conhecimento da Lei justa do Deus Justo, é grandioso para ficar somente em nós, por isso, devemos compartilhar e expandir tal conhecimento, a partir de nossa casa, para nossa geração e geração dos nossos filhos, netos, bisnetos e demais, em todos os dias de nossa existência. Fazendo assim, estaremos guardando a nossa alma e daqueles que haverão de serem salvos.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.