Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 09/05/2021

JESUS É  AUTORIDADE MAIOR QUE O MEDO

“ – Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.” (João 20:19)

O medo que os discípulos sentiam era compreensível. Os acontecimentos dos últimos três dias desde a traição,viram a prisão de Jesus, o julgamento injusto, o escárnio, viram-no deformado por  pauladas, dilacerado por chicotes, exposto em uma cruz destinada aos piores malfeitores, viram a sua fronte rasgada por espinhos, mãos e pés vazados pelos pregos, e lado do corpo por uma lança, viram o sangue de Jesus escorrendo do seu corpo até a morte.

Naquele ambiente, um tenebroso espetáculo com gritarias, ameaças, sede por derramamento de sangue, muito ódio por parte daqueles que exigiam a crucificação. Aquelas cenas presenciadas pelos discípulos, passavam como filme em suas mentes durante os dias que decidiram se trancarem naquela casa.  Pensavam: se trataram, assim, aquele que operou tantos milagres, sinais e maravilhas do Céu, imagina o que aconteceria com meros  discípulos, como nós, se os judeus nos alcançassem. Os discípulos viam uma real ameaça de morte.

O medo é uma resposta instantânea a algum tipo de ameaça de morte contra o corpo ou contra a alma de uma pessoa. O antídoto contra o medo, é a coragem, que é a firmeza de espírito para o enfrentamento em uma situação emocional ou moralmente difícil. Portanto a coragem suplanta qualquer tipo de medo. Precisamos de coragem e Jesus nos encoraja com a sua presença. Ele nunca nos deixará no abandono. “- Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” João 14:18.

Chegou Jesus e pôs-se no meio, trazendo a sua Paz para o coração dos discípulos. Substitua o medo pela presença de Jesus em sua vida. O Salmista diz: “- O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?”(Salmos 27:1). Para vivermos  sem medo precisamos confiar na Salvação, na Força e na Vida que vem somente do Senhor. Jesus é a nossa Salvação, Jesus é a nossa Força, Jesus é a nossa Vida.

Dizem que depois dessa pandemia o mundo vai ter aprendido a viver o “novo normal”. Seria o “novo normal” deixar de respirar o ar puro porque vai ser norma o uso demáscara por tempo indefinido? O “novo normal” seria manter normalmente distanciamento do nosso semelhante? O “novo normal” seria isolar-se e não ajuntar-se mesmo em família? Enfim, o “novo normal” pode ser a implementação definitiva do medo de sair, viver livre e ser feliz.

No pós-covid, muitas pessoas sofrem com algumaseqüelas tais como dores em articulações, músculos, fragilização de órgãos como, pulmões, rins, fígado, etc. Outros vem padecendo de transtornos emocionais, confusão mental e até devaneio psicológico. Aí, constata-se, também,  as doenças  originadas na mente das pessoas que aceitam conviver com o medo. Mas Jesus diz: “- … Eu irei, e lhe darei saúde. (Mateus 8:7). Jesus se  apresenta àqueles que estão com medo de enfrentar a vida. Ele diz: … no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33). Tenha confiança e Fé em Jesus.  Ele é o próprio amor de Deus que nos dá coragem e lança fora todo o medo. Creia nisso!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens