Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Mário Porto, publicado na PG do dia 25/04/2021

VAMOS VIVER REFÉNS DO MEDO ?

“No amor não há medo, ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”. (1 João 4.18).

Muitos de nós não estamos vivendo nossos sonhos, porque estamos vivendo nossos medos.
O medo é uma característica da vida humana. É a ideia ou sentimento de que alguma adversidade esteja iminente. Nem mesmo aqueles que conviviam diariamente com Jesus deixaram de sentir isso, como verificamos no Evangelho de João 6.16-21. Eles já deviam estar bem preocupados por estar num barco em meio à agitação do mar da Galiléia. Jesus não estava fisicamente com eles no momento com eles e o vento soprava mais forte. De madrugada (Evangelho de Mateus 14.25), eles ficaram realmente apavorados ao ver alguém. Os discípulos, aterrorizados, pensaram que fosse um fantasma (Mateus 14.26). Jesus teve de se identificar: “Sou eu !” “Não tenham medo” (Mateus 14.20)
Em Mateus 14 lemos que quando Cristo entrou no barco o vento cessou.

Desde o dia em que Adão e Eva desobedeceram a Deus, o ser humano passou a ter medo. Ele pode destruir relacionamentos, criar dificuldades no dia a dia, agravar uma doença e produzir mais ansiedade. As pessoas falam do receio de que os negócios não deem certo ou que os filhos façam escolhas erradas. Para elas, o futuro é incerto. Falhamos quando queremos afastar nossos temores por nossas próprias forças; acabamos criando outros problemas para aqueles que estão ao nosso redor.
Então, a quem podemos levantar os nossos olhos para vencer o medo ? Veja o que escreveu o salmista: “Os nossos olhos estão atentos ao Senhor, ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós”. (Salmos 123.2)  Que tipo de ajuda buscamos ? O autor do salmo era um homem que provavelmente também tinha seus temores. Não sabemos exatamente quais eles. O salmo era cantado enquanto os fiéis enfrentavam os perigos durante a viagem a Jerusalém. Ele sugere a todos os peregrinos que estão a caminho da eterna que levantem os seus olhos para o Senhor, que é o nosso Deus. Ele é o Pastor que nos conduz, está presente e se relaciona conosco, sabe que todos temos medos e entende que não podemos caminhar sozinhos. Devemos, portanto, passar a Ele a direção completa da nossa vida.

Não há nada de anormal em sentir medo, afinal ele nasce com as pessoas e ninguém está imune a este sentimento, contudo, o medo que há em nós não deve preencher as lacunas do nosso coração.

O problema aparece quando somos paralisados pelo medo…

A nossa tendência natural é ter medo diante daquilo que desconhecemos, porém nós, como filhos amados de Deus, não devemos temer o futuro, pois Cristo deixa claro qual é o futuro que Ele tem preparado para nós.
Lembre-se: (…) “Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”. (1 João 4.18).
Se medo está nos fazendo refém, tirando de nós a possibilidade de vivermos uma vida plena e abundante, é provável que ainda não compreedemos o amor em sua plenitude, nem fomos totalmente preenchidos pelo mesmo, ao contrário, temos permitido que o medo lance fora o amor que foi, e continua sendo, despejado sobre nós.

Quando Jesus está presente, não há motivo para medo.

Indesistivelmente,

Mário Porto,

Vosso conservo em Cristo,

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens