Fechar
Buscar no Site

Pr. Carvalho – SIB – SACI – Teresina- PI

  1. A Grande Pesca (A Pesca Maravilhosa)
    Lucas 5. 1 – 11
    1Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. 2Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. 3Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Então sentou-se e, do barco, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”. 6Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. (…) 11Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus.
    Pressupõe-se que Jesus e Pedro já eram conhecidos e que as famílias dos dois se relacionavam – Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão… (Lucas 4. 38) e Também Jesus sobe exatamente no barco de Simão Pedro. Certo que eles já se conheciam e se relacionavam. Eles haviam passado a noite toda em uma pesca mal sucedida, mas Pedro obedece a Palavra de Jesus – “… pela tua palavra, lançarei as redes.” É dessa forma que as coisas precisam andar em nossas vidas, obedecer a Palavra de Deus!
    Aqueles homens já haviam encontrado o Messias, já haviam crido no Filho de Deus como Salvador de suas vidas, agora eles são chamados para dar testemunho dessa salvação, então Jesus pedi para que eles joguem as redes ao mar – “… lançai vossas redes para a pesca” e Duas coisas importantes são declaradas por Pedro: i) Ele diz para Jesus, apesar de terem passado a noite pescando, que vai lanças as redes sob Sua Palavra. Pedro não duvida, mas obedece a Palavra de Jesus e sob a essa Palavra, podemos ver as redes da vida repletas de peixes. Com esse milagre Jesus ilustra para aqueles homens que eles se tornarão pescadores de homens quando obedecerem a Palavra de Deus e dessa forma nosso chamado para a salvação é também para sermos discípulos de Jesus. ii) Mas ele diz também: Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador! Pedro está pedindo para Jesus desistir dele e ir a procura de alguém mais adequado, mais preparado e mais digno do que ele para a grande missão. Mas Jesus não desiste de Pedro como também não desiste de você e de mim. As vezes é mais fácil permanecer como estar do que procurar se apresentar a Jesus para Sua obra. Aqueles discípulos já haviam sido chamados para a salvação, mas permaneceram ainda como estavam, com suas atividades, seus relacionamentos, sem muita mudança de atitude. Mas os que são chamados para a salvação, são também chamados para serem discípulos.
    Jesus chama pessoas humildes – o que disse Gideão ao ser chamado? “… Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai”. ( Jz. 6. 15). E o que disse o Senhor Deus a Gideão? “… Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem”. (Jz. 6. 16). “Deus deve amar as pessoas comuns, pois fez muitas delas”. (Abraão lincoin). Como nos diz Paulo: “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios”. (1Co. 1. 26, 27). O chamado de Cristo é soberano, é único, é direto e é urgente, então obedeça! Cristo nos chama para uma relação pessoal com Ele – Eu vos farei pescadores de homens, e assim espera uma resposta mediante seu chamado e espera que nós deixemos as redes para um trabalho de consequências eternas rompendo com o passado, com o olhar para frente, o olhar unicamente em Cristo para uma vida de consagração buscando santidade e comunhão com Ele.
    Depois de uma noite de pescaria frustrada, Pedro não fica a questionar Jesus. Ele dá o tom do que se deve fazer mediante a autoridade de Jesus: “Mas, pela tua palavra, lançarei as redes.” Os peixes vieram e vieram em grande quantidade. É assim quando obedecemos a Jesus Cristo, nossas redes nos chegam repletas de peixes e qual a reação de Pedro? “Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!” Simão reconhece sua condição humana de pecador e a gloriosa santidade de Jesus, então Jesus vem agora com a palavra decisiva, desafiadora, mas cheia de esperança: “Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!” Eles agora iriam trazer esperança para as pessoas. Não tenhas medo! O que lhes assustam? De que vocês têm medo? Jesus está dizendo: lancem as redes, não tenhas medo, agora vocês serão pescadores de homens! Talvez nos falte temor, talvez nos falte confiança, talvez nos falte humildade – sou um pecador, Senhor tu és soberano, tu és mestre, tu és santo! Talvez nos falte largar as redes e seguir a Jesus…
    Pr. Carvalho – SIB SACI – Teresina-PI

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens