Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 18/04/2021

NÃO TEMAS, DEUS ESTÁ CONTIGO

Por Roberto Veloso  

@robertoveloso_

E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.” (Deuteronômio 31:7,8)

Quando o Senhor ordenou a Moisés que escolhesse doze homens, um de cada tribo de Israel, para espiar a terra prometida, entre eles estava Josué e Calebe. Estes foram os únicos que ao voltarem da missão, declararam a todo o povo que haveriam de entrar e vencer os moradores de Canaã.

Os outros dez temeram e influenciaram negativamente as pessoas, os quais, com medo, murmuraram contra Moisés e contra o Senhor. Eles imaginaram que não precisavam lutar para que a promessa de Deus fosse cumprida. Não confiaram. Como punição, Deus os deixou quarenta anos no deserto e nenhum dos que foram escravos no Egito entraram na terra prometida todos morreram no desertocom exceção de Josué e Calebe.

Após os quarenta anos, Deus mostrou a Moisés a terra prometida e ordenou que ele comissionasse a Josué como seu sucessor. As palavras de Moisés foram de ânimo e de encorajamento. Primeiro, disse-lhe esforça-te e anima-te.

Depois, declarou que o Senhor, Deus de todo o universo, era quem iria adiante dele. Que Deus seria com ele, não o deixaria e nem o desampararia. Falou tudo isso para que Josué não temesse e nem se espantasse com as dificuldades que encontraria pela frente.

Assim também acontece conosco. Muitas vezes tendemos a perder a esperança, a desanimar diante dos problemas que surgem em nossas vidas. Temos medo de enfrentar os gigantes, os amorreus e os filisteus da atualidade. Não confiamos na promessa de Deus. Na promessa da vitória, como fez Jesus Cristo na cruz ao vencer a morte e nos presentear com a vida eterna.

Deus nos fez vencedores, basta lutarmos. Ele nos declara hoje o que Moisés falou a Josué. “Esforça-te e tem bom ânimo. O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.”

Confiemos na palavra de Deus e não esmoreçamos. Deus irá adiante e lutará por nós. E a nossa recompensará será a salvação e a vida eterna.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens