Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 18/04/2021

É TEMPO DE CONFESSAR O SENHORIO DE CRISTO

8 – Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. 9 – Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. 10 – Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. 11 – Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. 12 – De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Romanos 14:8-12)

O Livro de Eclesiastes 2:4, diz que tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Eclesiastes significa o “sábio da assembléia” que não é um sacerdote munido da lei, nem um profeta munido da palavra, mas um sábio munido do conselho. Em seu conselho de sabedoria fala sobre a determinação do tempo para tudo debaixo do céu iniciando em sua citação que há tempo de nascer e tempo de morrer… tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar (Eclesiastes 3.1-5).

Sim, queridos, enquanto estamos nesta terra, precisamos de sabedoria para conhecer como agir no tempo determinado a cada um de nós, e conhecer o propósito da nossa existência nestemundo.  O conhecido escritor Augusto Cury diz que “… a vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um aluno.

A palavra de conselho adverte-nos sobre as questões e problemas da vida e da morte e que ninguém é isento. Todos nós estamos equiparados diante do Senhor, e, independe se somos, julgadores, depreciadores, ou não,  do nosso irmão, cada um  de nós dará conta de si mesmo no tribunal de Cristo.

Jesus é o  Pai da Eternidade. Ele é o Senhor tanto dos mortos, como dos vivos (v.9).  É o primogênito dentre os mortos que venceu a morte. Nele temos um advogado intercedendo a nosso favor para com o Pai. (I João 2.1). Hoje, somos desafiados a morrer ou viver para o Senhor, e pertencer somente a Ele (v.8). Viva para Deus, e não para si mesmo. Quer morramos ou vivamos pertencemos ao Senhor.

Não se trata de lei, ou palavra persuasiva, mas de acolher um conselho que nos fará bem se for acatado. Ouçamos o conselho do pregador. “- De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. – Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” (Eclesiastes 12:13-14).

Precisamos atentar para os bons conselhos da Palavra de Deus sobre a quem temos julgado ou desprezado. Nesse tempo que se diz agora, o que temos pensado sobre nossa própria condição humana? Como nos comportamos e agido com relação ao nosso semelhante? Temos julgado impiedosamente? Temos desdenhado do nosso próximo? Não é tempo de julgar e muito menos desprezar, antes é tempo de refletir que todos nós fomos predestinados a nascer, viver e morrer.

Mais do que outros dias passados, estamos sendo obrigados a conviver diariamente com a dor e  sofrimento, causado pela mortenessa pandemia. Parentes, amigos, pessoas queridas, lutam pela vida prostrados, intubado em um leito de enfermidade.  Porém, nem tudo está perdido. Temos a opção pela vida eterna em Cristo Jesus. “- Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;” (João 11.25). Você crê?

Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Romanos 14.11, 12).

Qual o seu tempo? Você está amando ou odiando?  Ame a Deus porque, primeiramente Ele nos amou. É tempo de se aproximar do Senhor. É tempo de se ajoelhar e orar. É tempo de ser transformado pela sua Palavra. É tempo de confessá-lo como  Senhor e seu único Salvador. Que assim seja. Amém!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens