Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do dia 18/04/2021

UM AMANHECER PODE SER MUITO MAIS QUE UM AMANHECER

Foi o salmista Davi quem escreveu que: “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmos 30.5).
Significa que pelas misericórdias do Senhor a tristeza não é algo duradouro e definitivo na vida daquele que confia no Senhor. Nós não estamos imune às angústias; porém o cuidado do Senhor sempre o conduz a um estado de gratidão e alegria sem igual.

O texto bíblico mostra que Davi escreveu essas palavras após ter enfrentado um momento difícil em sua vida.
Provavelmente o rei de Israel havia passado por um grande sofrimento que lhe levou a uma experiência de quase morte; talvez por causa de uma enfermidade (Salmos 30.1-3). Além disso, Davi reconhece que aquele sofrimento havia lhe atingido num momento de austeridade e prosperidade; por isso relacionou a sua dor com o derramamento da ira de Deus sobre ele (Salmos 30.5). Contudo, Davi foi restaurado. Por sua graça infinita, Deus o livrou.

O salmista aplica a palavra “choro” como sinônimo de dor, tristeza, aflição e angústia. Apesar de não sabermos a exata ocasião e natureza da dor que atingiu Davi, suas palavras soam de forma familiar a todas as pessoas.
Independente da idade, da nacionalidade, do nível intelectual, da posição social e econômica, todos os seres humanos experimentam o sofrimento em suas vidas. A principal causa de nossos sofrimentos é o pecado.
Quem escreveu que o “choro pode durar uma noite” não foi um camponês simples de Israel que estava passando por dificuldades; mas foi o rei da nação; foi um dos homens mais poderosos da época, e que pouco antes havia pensado ser invencível (Salmo 30.6).
Contudo, o rei orgulhoso não podia estar mais errado. O choro lhe sobreveio para lhe ensinar uma lição. Conforme o ensino bíblico, Deus usa o sofrimento como um instrumento para moldar o caráter dos seu filhos. O apóstolo Paulo diz que a tribulação produz a paciência, a paciência a experiência, a experiência a esperança. (Romanos 5. 3-4).

Mas perceba que a frase “o choro pode durar uma noite” faz parte de uma declaração de adoração de Davi. Nesse sentido ele escreve: “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira”. (Salmo 30.5). Isso quer dizer que a disciplina divina é dolorosa, mas possui o momento exato para chegar ao fim; isso porque a misericórdia de Deus é firme e duradoura. Apesar das aflições, o cristão deve render graças ao Senhor, pois desfruta de seus fatores durante toda vida.
Note o contraste entre a ira passageira e o favor que dura a vida inteira; entre o “choro que dura uma noite” e a alegria que vem pela manhã. Esse princípio, inclusive, ecoa por toda Escritura Sagrada. Através profeta Isaías, Deus disse ao seu povo: “Por breve momento te deixei, mas com grandes misericórdia torno a acolher-te; num ímpeto de indignação, escondi a ti a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o Senhor, o teu Redentor”. (Isaías 54.7).

Quando o salmista diz que choro pode durar uma noite, ele usa uma expressão hebraica que sugere a visita de alguém para pernoitar. Em outras palavras, é como se ele dissesse: “Ao fim da tarde, no início do anoitecer, o choro pode chegar para passar uma noite”.

É notável como o amanhecer é usado na Bíblia como figura de uma renovação de um novo começo.

Indesistivelmente,

Mário Porto,

Vosso conservo em Cristo.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens