Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Mário Porto, publicado na PG do dia 11/04/2021

  1. BOM ÂNIMO

    Tudo que Jesus tinha dito antes, tudo que se tinha cumprido nos outros evangelhos e tudo que ainda há de se cumprir, Ele resume em João 16.33, que se resume em: ter paz em Cristo. A chave de ouro para viver neste mundo, e agora mais do que nunca no enfrentamento da pandemia ? e não se abalar é o fato de nos alicerçarmos na paz que Jesus nos dá.

    “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. (João 16.33).
    Jesus disse essas palavras no cenáculo quando partilhava sua última ceia com seus discípulos. Ele sabia que sua hora havia chegado e que logo sofreria pelos pecados de todos nós. Ao antever o tempo em que não estaria mais ali, sabia que seus discípulos enfrentrariam um problema após o outro.
    Embora essas palavras tenham sido ditas especificamente aos primeiros discípulos, permanecem relevantes hoje para qualquer pessoa que queira fazer diferença no mundo por Jesus Cristo. Uma coisa é certa: Todos nós enfrenaremos problemas e aflições.

    Jesus foi realista quanto aos muitos problemas que certamente enfrentariam, mas nem por um momento considerou isso algo sobre o qual tivessem que se preocupar.
    Jesus encorajou seus discípulos dizendo: “Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14.27). De uma forma simples, Jesus nos ordena a não nos perturbarmos com os nossos problemas.
    Ouvimos a mesma ordem em João 16.33, onde Jesus diz: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No muno, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Essa declaração é um imperativo divino. Jesus Cristo não apenas nos encorajando a fazer algo; ele nos fazê-lo. Não importam os problemas que virão, não deixem seus corações ficarem perturbados, mas encham-se de coragem.

    Essa não foi a primeira vez que Jesus disse a alguém para ter “Bom Ânimo ?”. A presença dessa ordem em outras narrativas dos Evangelhos (Mateus 9.22; Marcos 6.50) nos dá a impressão de ser essa uma das declarações favoritas do Salvador. Mas dessa vez, veio com uma promessa. Jesus nos deu uma razão excepcionalmente boa para nos encher de ânimo. Disse ele: “No mundo, passais por aflições” para então continuar: “mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16.33).
    “Eu venci o mundo !”
    O que pode parecer um paradoxo sobre essa promessa é o tempo verbal usado por Jesus. Lembre-se de que Jesus disse essas palavras na noite anterior à sua morte na cruz. Jesus ainda havia consumado a obra para a qual veio ao mundo. Contudo, afirmou: “EU VENCI O MUNDO !”
    O que essa promessa significa para nós nos dias de hoje ?
    Como Jesus venceu o mundo, então a morte foi derrotada, a dívida do pecado foi cancelada e a porta para a vida eterna já está aberta. Portanto, nossos problemas são apenas temporários, e qualquer sofrimento que experimentarmos jamais nos separará do amor de Deus por nós Cristo.

    É por essa razão que nos animamos: porque Cristo venceu o mundo. Em seu sermão sobre João 16.33, Charles Spurgeon afirmou: “As palavras do meu Senhor são verdadeiras quanto às aflições. Sem dúvida, tenho tido minhas parcelas”.
    Ao dizer isso, com certeza Spurgeon se referia a própria luta pessoal, ao longo de toda sua vida, com a depressão, entre outros sofrimentos. Mas prestando cuidadosa atenção na ordem de Cristo, “tende bom ânimo ?”, o conhecido príncipe dos pregadores perguntou em voz audível qual seria o argumento que seu Salvador usaria para dar apoio a uma ordem tão ousada.
    “Ora, é a sua própria vitória”, Spurgeon respondeu: Estamos, portanto, lutando contra um inimigo que já foi derrotado.

    “O mundo”, disse ele, “Jesus já te venceu; e em mim, por sua graça, ele novamente te vencerá. Portanto, tenho bom ânimo e canto ao meu Senhor Vencedor”.

    O mundo não tem poder sobre nossas vidas, pois Jesus já pagou o preço por nós há 20021 anos.

    Indesistivelmente,

    Vosso conservo em Cristo,

    Mário Porto,

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens