Fechar
Buscar no Site

Texto da Mary Anne, publicado na PG do dia 11/04/2021

É possível ser cristão sem ir à igreja?

Mary Anne Aragão Pachêco
IEQ Península – São Luís – MA – Instagram: @maryannearagao

Os últimos dias foram marcados por divergências de opiniões em torno da abertura ou não dos templos religiosos, motivados pelo grande avanço de casos ativos e de óbitos
por COVID-19 em nosso país. Nesse impasse várias opiniões se contrastam, para os especialistas em saúde as cerimônias religiosas causam uma grande disseminação do vírus, isso ocorre porque as pessoas acabam se aproximando uma das outras, e no momento de pandemia que vivemos, qualquer situação de aglomeração é de risco à saúde. Por outro lado, para os líderes religiosos a igreja vai muito além de uma aglomeração de pessoas ou de uma questão apenas religiosa em si, ela é de extrema importância, porque consola, edifica, conforta e fortalece, sejam seus membros ou qualquer outra pessoa que se aproxime dela.
A verdade é que devemos admitir que estamos vivendo uma época muito difícil para todos, inclusive para líderes e membros religiosos. Desse modo se você me perguntar qual a minha opinião sobre ir ou não à igreja eu responderei que essa é uma decisão sua. Não ir à igreja neste momento não tem nada a ver com falta de fé, porém, se optar em ir seguindo todos os protocolos e normas sanitárias de saúde, lhe responderei que está certo também, afinal, muitas pessoas nunca deixaram de ir aos bancos,
supermercados, praias, academias, etc.
Não podemos dizer que os meios virtuais suprem totalmente a falta de nos reunirmos como irmãos. Por sermos seres físicos, há coisas que não podemos fazer à distância, pois não podemos experimentar todas as coisas do culto quando estamos sozinhos: não expressamos nossa alegria em louvores a uma só voz, não batizamos virtualmente e não partilhamos do pão da ceia. Contudo, como igrejas cristãs, temos um compromisso com o maior bem, a vida, que deve ser preservada nestes tempos.
O grande desafio, deste momento, é entender que se não for possível estar na igreja, isso não lhe fará mais ou menos cristão do que quem optou em ir. O Senhor Jesus nos

chamou para sermos igreja e não simplesmente irmos à igreja, no entanto, ir à igreja é a tarefa mais fácil e talvez por isso seja mais frequente. O Senhor deseja que entendamos que Ser igreja não se resume a participar do culto ou assisti-lo, pois no culto somos servidos por Deus e fortalecidos por meio da sua palavra, do louvor, da oração, do testemunho da fé, da confissão dos nossos pecados e, assim, somos equipados para o nosso dia a dia na caminhada de fé. Ser igreja, no entanto, vai muito além da reunião de culto, pois, na sua essência, somos igreja de Jesus Cristo para o mundo e no mundo.
A intimidade com Deus é um processo individual, íntimo e pessoal: “Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12), e neste momento você pode buscá-Lo mantendo uma vida de oração, lendo a Bíblia constantemente e fazendo seu momento devocional diário.
Lembre-se que ir à igreja é necessário, e Ser igreja também é essencial. Ser igreja é obedecer a Cristo em tudo. Não importa onde você esteja, Deus quer você Seja igreja.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens