Fechar
Buscar no Site

Por/ Lothar Gassmann –

Crescimento espiritual através do sofrimento

“Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.” (Hebreus 12.11)


Continuando nossa série sobre o sofrimento, vemos que outra explicação é que ele pode nos levar a um crescimento espiritual. Isso está em estreita ligação com a volta para Deus: arrependimento, crescimento, amadurecimento, purificação, provação, educação, renovação. Uma vida cristã também pode adormecer. Por isso é importante retornar a Jesus, ao Salvador e Senhor. O sofrimento pode ser um novo chamado à obediência, à reflexão.

Quando andamos no vale profundo, não conseguimos ver nada acima dele. Não sabemos o que há no topo. Somente quando estamos fora dele, na elevação, conseguimos enxergar o planalto ensolarado. Algo semelhante acontece quando estamos no vale do sofrimento: não conseguimos enxergar o sol ou outra luz. No entanto, mesmo assim o sol está lá. O Salvador está perto. “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo…” (Salmos 23.4).

O sofrimento pode ser um novo chamado à obediência, à reflexão.

Um dos aspectos que contribuiu para o crescimento espiritual é o fato de reconhecermos os nossos limites, isto é, fazer o que podemos fazer – e fazê-lo bem. Assim, por exemplo, uma pessoa acamada ainda pode fazer o mais importante (orar pelo próximo e pela igreja). Sem oração nada acontece no reino de Deus. O ministério da oração é, ao mesmo tempo, um serviço de sacerdote e de rei.

Além disso, o sofrimento pode nos habilitar para tarefas especiais. Observamos que pessoas importantes da Bíblia e, em parte, também na história da igreja foram conduzidas através de profundos vales antes de serem habilitadas para realizar grandes feitos para Deus.

Conhece aquele que com tão grande amor
Sua vida por você entregou?
Conhece aquele que com tão grande poder
Do seu túmulo ressuscitou?
Conhece a Jesus, o seu Salvador?
Ele está aqui a lhe convidar.
Ele lhe mostra o seu grande amor
E pergunta: você quer comigo andar?

Lothar Gassmann

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens