Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 04/04/2021

  1. GETSÊMANI LUGAR DE DECISÃO

    Desde minha primeira viagem para Israel em 2008, liderando a Caravana dos Indesistiveis com a minha patrocinadora Rafas Tour, já se vão dez caravanas pedagógicas inesquecíveis. Em Jerusalém nas cinco das últimas edições da nossa Caravana, tivemos o privilégio de desfrutar de uma hora de reflexão e oração no Jardim GETSÊMANI Que lugar inspirador, terapêutico, medicinal, transformador.
    Relembrando nossas passagens por Jerusalém, nesse Domingo de Páscoa, quero pensar com você precioso leitor, que lições podemos extrair de Jesus no Getsêmani.
    Jesus venceu o diabo no deserto, venceu o mundo na cruz, mas no Getsêmani Ele travou sua maior batalha, a intensa luta contra a sua própria vida humana. No Getsêmani Jesus orou prostrado com o rosto em terra, com a alma agonizado até a morte e o corpo transpirando sangue ? “hematidrose”.

    Getsêmani é um jardim localizado no monte das Oliveiras no vale de Cédrom. O nome Getsêmani significa: “lugar de azeite” ou “prensa de azeite” – Nesse local as azeitonas eram prensadas, amassadas e quanto mais esmagadas melhor e mais valiosa se tornava a produção do puro azeite de oliva.
    Jesus escolheu esse jardim para se preparar para o calvário e nesse local Cristo foi prensado, amassado, espremido e derramou pela primeira vez seu sangue ? precioso por meio de Lágrimas e suor.
    É interessante notar que estudiosos comentam  que no Getsêmani se espremiam as azeitonas para se extrair cinco tipos diferentes de azeite (óleo), a depender do nível e processo utilizado no prensado: Desses cinco tipos de azeite vamos extrair as lições espirituais fazendo um paralelo entre o sofrimento da azeitona para se tornar azeite e o sofrimento de Jesus se preparando para morrer em nosso lugar.

    Primeiro Processo: O azeite tornar-se em produto alimentar:
    Esse tipo de óleo é considerado como um alimento nutritivo: saboroso e saudável. Previne e combate doenças.

    Jesus é o alimento de nossa alma. Antes de subir ao Getsêmani Jesus celebra a ceia com seus discípulos se apresenta como o pão e o vinho. (Lucas 22. 19-20).

    Segundo Processo: O azeito tornar-se combustível para iluminação:

    Esse tipo de óleo é considerado como combustível para iluminação em lamparinas na antiguidade.
    Jesus é a luz do mundo. (João 8.12).

    Terceiro Processo: O azeite tornar-se em unguento:
    Esse tipo de óleo é considerado como remédio para cicatrização dos ferimentos, combate bactérias, expele insetos.

    Jesus é a nossa cura. Pelas suas feridas fomos sarados (Isaías 53. 4-5).

    Quarto Processo: O azeite tornar-se em óleo da unção:

    Esse tipo de óleo é considerado como revestimento do Espírito sobre nossa vida.

    Quinto Processo: O azeite tornar-se em borra de sabão:

    Esse tipo de óleo é considerado como um sabão utilizado para limpeza e remoção das sujeiras.
    O sangue ? de Jesus nos limpa e purifica de todo o pecado. (1 João 1.7)

    Conclusão: Jesus venceu no Getsêmani. Cristo não desistiu. O Indesistivel dos Indesistíveis, tornou o lugar da crise, o lugar da dúvida, em lugar de:
    Getsêmani é lugar de decisão: Jesus decidiu vencer através da oração em comunhão com o pai. Orou três vezes. (Mateus 26.44)
    Getsêmani é lugar de submissão: Jesus abdicou de seus momentâneos desejos e se entregou totalmente à vontade do Pai. (Lucas 22.42).
    Getsêmani é lugar de consolo e encorajamento: No jardim Jesus foi traído e abandonado pelo seus próprios discípulos que enfraqueceram na fé, mas nesse mesmo lugar Ele foi consolado e confortado por um anjo pelo Deus que não desampara os seus.

    Um Feliz e Abençoado Domingo de Páscoa !

    Desejo a você e sua preciosa família saúde integral.

    Indesistivelmente,

    Vosso conservo em Cristo,

    Mário Porto,

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens