Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 28/03/2021

ACEITE  SER CONSOLADO POR VOSSO DEUS

Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. – Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados. – Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. (Isaías 40:1-3)

Todos temos ouvido, dia e noite  notícias martelando  sobre  o colapso na saúde, falta de equipamentos médicos, leitos hospitalares, UTI, remédios, vacinas, oxigênio. O sistema de saúde público e privado, não supre  a demanda da população que busca o  atendimento médico. E a mídia persiste desde manhã ao findar do dia “bombardeando” a sua audiência com notícias e casos tristes sobre pessoas passando por dramas, empobrecidas, esgotadas sem esperança por dias melhores. E mais ainda, “supostas” ações de governantes incapazes, ou de reputação duvidosa com más intenções,  decretam leis para, acreditem,”o bem da saúde dapopulação”, e, assim, agravam a situação promovendo adisseminação da mais cruel de todas as doenças: O Pânico Social.  Aí, vem, o desemprego, a fome, pobreza, vergonha, e dor cortante no corpo e na alma. O limite do sofrimento leva muitas pessoas ao cansaço de viver e desejar a própria morte.

Precisamos urgente do consolo. Consolai, consolai (v.1), o Senhormanda Isaías consolar o povo. O consolo verdadeiro vem do Senhor nosso Deus. Diante da terrível fatalidade, nós mesmos, não sabemos o que falar e Calamos.  Mas, “- Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; – Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. (II Coríntios 1:3-4). Deus é o Pai das misericórdias, que age através do seu filho nosso Senhor Jesus. Mesmo neste cenário de pandemia não somente provocada pelo vírus, mas, também,  pelas mídias, por políticos e governantesinescrupulosos, em meio à tribulação, temos uma escolha a fazer, de sermos consolados,  ou, não, pelo Deus de toda consolação.

Deus conhece o limite humano do sofrimento e, pessoalmente, nós, devemos conhecer o nosso limite. Que chega quando “descobrimos” que estamos perdidos e sem condição de luta contra o mal que aflige. O nosso limite é quando, enfim, reconhecemos nossa incapacidade e falta de força para continuar sozinho. O nosso limite é  quando, definitivamente,  nos vemos sem condições de continuar o enfrentamento pela vida. É quando estamos fatigados e extremamente cansados decididos a “jogar a toalha” e desistir de lutar. “- Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” .    Isaías 40:31

O Senhor Deus manda  dizer-lhe: A sua milícia é acabada (v.1), traduzindo: “Saiba, que o tempo da sua luta acabou!”. Deus falou assim ao seu povo que havia se desviado e agora a  novidade, é que a iniqüidade deles fora foi expiada. Amorosamente, independente dos erros cometidos. Arrependei-vos! Deus está disposto a perdoar e sarar a terra aonde o seu povo habita. Deus quer conceder dias melhores àquele que se aproxima Dele. “- Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. (Romanos 9:25). O mundo precisa conhecer o Deus que ama e cura toda enfermidade produzida pelo pecado, e, assim, deseja atrair um povo para ser o seu povo. Você já faz parte do povo de Deus?

A voz que clama no deserto diz: “… endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” (v.3). O ermo é o lugar  deserto do desacompanhado, e a vereda é o caminho estreito e a opção pelo qual se chega rapidamente a um determinado lugar. Enfim, temos duas opções: Continuar no ermo sem esperança e sem Deus no mundo; e a outra,é  estar acompanhado com o Deus Consolador que renova nossa força como a águia , e nos sustenta, perdoa e concede a Salvação, mediante a Fé em Jesus que já expiou os nossos pecados. Deixe-se ser consolado por Ele.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-ma

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens