Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 28/03/2021

HUMILDADE E RESILIÊNCIA

“A humildade vence todas as coisas”. Esse pensamento virou o lema de vida do meu saudoso e amoroso papai, Márvel Miranda Porto. Ele viveu 73 anos, e eu tive o privilégio de testemunhar de pertinho seus ensinamentos, sempre baseados nas Escrituras Sagradas.

A humildade é construída pela vivência e sempre é possível ser melhor,
A mansidão e a humildade andam lado a lado. Quando se é manso, há humildade. As duas virtudes caracterizam bem o Senhor Jesus, e é por esta razão que precisamos buscá-las. Às vezes é difícil, a caminhada para fazer do nosso coração como o de Jesus pode ser complicada, mas é muito edificante, pois diariamente somos lapidados por Ele, que ao mesmo tempo que exorta, e ama, mais que tudo.

Disse Jesus: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”. (Evangelho de Mateus 11.29). A expressão “tomar o jugo” é equivalente a “tornar-se um discípulo”. Portanto, tomar sobre si o jugo de Cristo e aprender dele significa literalmente tornar seu discípulo; significa aceitar seu ensino; significa compreender que a verdade do Evangelho revela à salvação mediante a confiança unicamente em Cristo.
Jesus não apenas diz: “Aprendei de mim”, mas também diz: “sou manso e humilde de coração”. A palavra manso traduz um termo grego que significa “gentil”, “meigo”, “tranquilo” ou “suave”. Uma pessoa mansa, como diz o salmista, se “deleita na abundância da paz”. “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. (Salmos 37.11).

Na Bíblia, a mansidão aparece como uma qualidade indispensável ao cristão. Ela também está diretamente relacionada ao ato de curvar-se ou submeter-se humildemente à vontade do Senhor. Junto da mansidão está também a humildade. Uma pessoa humilde é o oposto da pessoa soberba, arrogante e orgulhosa.
Com a mansidão, vem junto o combo da bondade, misericórdia, generosidade e pacificidade. A calmaria toma as rédeas de nossa vida e com a suavidade dada por Deus, conseguimos tornar nossas atitudes mansas, respeitando o próximo, tendo paciência nas adversidades, e tranquilidades nos momentos em que mais precisamos de paz, tornando, também, nosso temperamento brando e sereno, fazendo- nos ainda mais semelhantes a Jesus.
Quando exercitamos a mansidão e a humildade, não espaço para o egoísmo. Quando se estabelece, de fato, a humildade, o ser age na simplicidade. É Deus se faz nas pequenas coisas, Ele não é pequeno, mas é simples. Com a humildade vem a empatia, a obediência, o perdão…Jesus viveu uma incrivelmente inspiradora e simples, no meio dos homens, se humilhou, pediu perdão ao Pai aqueles os quais queriam sua morte no calvário. Portanto, a humildade é o mais doce caminho a se percorrer, porque assim com o amor, ela é o próprio Cristo.
Por vezes, em nossa vida, somos egoistas e imaturos, não dando espaço para a humildade e a mansidão fazer morada. Mas que tal começar agora mesmo a seguir os passos e atitudes do Senhor Jesus.

Finalmente para suplantarmos essa travessia desafiadora que estamos enfrentando em todo mundo com essa pandemia ? é imprescindível sermos humildes sobretudo resilientes. Resiliência refere-se a quão bem você pode lidar e se recuperar das dificuldades da vida. Pode significar a diferença entre lidar com a pressão e perder a calma. Pessoas resilientes tendem a manter uma visão mais positiva e lidar com o estresse de forma mais eficaz.
Resiliência pode levar tempo para construir, por isso não desanime se você ainda luta para lidar com eventos problemáticos. A resistência, a resiliência e a indesistibilidade pode variar drasticamente de uma pessoa para outra. Concentre-se em praticar a mansidão, humildade e resiliência, dessa forma vamos vencendo os desafios em Cristo Jesus.

Indesistivelmente,

Vosso conservo em Cristo,

Mário Porto,

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens