Fechar
Buscar no Site

Justiça de província argentina torna o aborto inconstitucional

 

Ex-senadora apontou conflito na legislação
Protesto contra o aborto na Argentina, realizado em 28 de novembro de 2020 | Reprodução/Twitter

Protesto contra o aborto na Argentina, realizado em 28 de novembro de 2020 | Reprodução/Twitter

Em San Luis, província da Argentina, o aborto é inconstitucional, decidiu a Justiça. Conforme argumentou a magistrada do Trabalho María Eugenia Bona, é válido o artigo 19 do Código Civil e Comercial da província “que reconhece a existência da pessoa humana desde a concepção”. No processo, María Eugenia garante que atuou em conformidade com artigos da Convenção de Viena, de Direitos Humanos e da Constituição de San Luis.

O entendimento da juíza é um revés à lei 27.610, que autoriza no país a interrupção da gravidez até a 14ª semana de gestação. Tudo começou depois de a ex-senadora peronista Liliana Negremover um processo. Segundo ela, o objetivo era “cessar o estado de incerteza na esfera provincial” que causa a “contradição” entre dois artigos da lei do aborto legal e o artigo 19 do Código Civil e Comercial local, informou o jornal La Nacíon.

Reportagens da Revista Oeste mostraram que médicos de várias províncias estão se negando a interromper a gravidez. Os profissionais da saúde reivindicaram a chamada “objeção de consciência”.

Fonte/ Revista Oeste

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens