Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 14/03/2021
O HOMEM MAU NÃO FICARÁ IMPUNE
“ – Abominação ao SENHOR são os perversos de coração, mas os de caminho sincero são o seu deleite. – Ainda que junte as mãos, o mau não ficará impune, mas a semente dos justos será liberada.”(Provérbios 11:20-21)
No texto acima, o termo “ainda que” (v.21), sugere uma continuidade, advinda em alguma circunstância que aparentemente conclusiva, e sem volta. Assim como a sonegação da justiça para o justo. Infelizmente as pessoas sinceras vêem estarrecidas, “ao vivo e à cores”, a deflagração da impunidade e o aumento da injustiça pela inversão dos valores, aonde a pessoa honesta e do bem é punida e o mau feitor inocentado num repugnante e escacrachado espetáculo de aberração de uma pseudo justiça e legalismo fajuto.
Adoto uma filosofia de que nada é definitivo, e, que se algo em nossa concepção não está dando certo, é porque ainda não acabou, pois no final, tudo dará certo. Não, se trata do pensamento positivista, mas, umafirme confiança de que o Deus soberano conhece tudo e a todos e seus olhos estão pousados sobre os bons e os maus e que o seu juízo sempre prevalecerá, sobre os homens.
A porção do texto de Provérbios, fala do caminho sincero, e implica que dependendo do caminho a seguir, nós mesmos definiremos sobre o juízo que o Senhor fará, aprovando os sinceros ou condenando os perversos de coração. Somente Deus julga corretamente, pois Ele conhece as mais intimas intenções do coração humano.
Deus tem prazer naquele que escolhe o caminho sincero, por outro lado,detesta os perversos de coração. Se temos a liberdade de escolher, ounão escolher, o caminho sincero, o Senhor, também, escolherá, no final de todas as coisas, a absolvição ou terrível condenação segundo as obras do indivíduo bom ou do indivíduo mau.
Seguir o caminho sincero é, sobretudo afastar-se de andar com o perverso. Outro dia lembrei-me do dito popular: “diz-me com quem andas e eu te direi quem és”. Sem dúvida é uma correta constatação. Mas o que dizer a respeito de Judas que andou com Jesus? É fácil responder: O que traiu andou fisicamente com Jesus, mas havia no coração de Judas, a perversidade, ora, incompatível para quem segue a Cristo. E Jesus sabia do coração de Judas, mas esperou que ele, Judas, traísse a si mesmo, como acontece com todos os que têm coração insinceros: “- E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste.” (Mateus 26:25). O Salmista reafirma a onisciência de Jesus: Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor tudo conheces. (Salmos 139.4). Somos sinceros ou não? O Senhor que o diz.
Ainda que junte as mãos (v.21) é uma interessante figura de linguagem que denota duas condições: de Juntar as mãos no sentido de, ainda vivos, ou mortos de mãos juntas sobre o próprio corpo inerte. Refere-se à nossa incapacidade de não poder fazer coisa alguma ante à injustiça dos homens perversos, em tempo presente ou em um futuro distante do qual não mais participaremos. Mas, Deus fará a sua Justiça. É inevitável e mais breve do que se possa pensar, o Senhor vem “- Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.” (Judas 1:15).
Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Assim, aquele que anda no caminho sincero, deve exercitar paciência, pois, o homem mau, seja pessoas comuns, ou investidas de autoridade como prefeitos, governadores, presidentes, juízes federais, ou supremosjuízes, tanto faz, todos serão julgados para absolvição ou terrívelcondenação eterna. “– Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hebreus 10:31)
Finalmente, ainda que o mal nos pareça prevalecer, devemos confiar no Deus Justo e Verdadeiro. “ Temei a Deus, e daí-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terrra, e o mar, e as fontes das águas. (Apocalpise 14.7)” A Ele Temei!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.