Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 07/03/2021
JESUS LIBERTA DAS MALDIÇÕES
Por Roberto Veloso
@roberto.veloso_
“Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos.” (Gênesis, 9: 24-25)
Depois do dilúvio, Deus fez uma aliança com Noé e abençoou os seus três filhos, Sem, Cam e Jafé. A benção de Deus a Noé e aos três filhos foi a mesma dada a Adão e Eva na criação, por isso podemos dizer que a atual geração humana descende de Noé por meio de seus três filhos:
“Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.” (Gênesis, 9: 1).
Quando Deus abençoa, não há força humana que possa amaldiçoar e Noé sabia disso. Sendo ele lavrador, plantou uma vinha e colhendo os frutos, produziu vinho e bebendo se embriagou.
A embriaguez fez Noé se despir e o seu filho Cam, pai de Canaã, viu. Ao invés de cobrir o pai, foi chamar os seus irmãos, Sem e Jafé, para também verem o seu pai nu, em um sinal de desrespeito e desapreço.
Sem e Jafé tiveram um comportamento totalmente diferente. Tomaram uma capa, puseram-na sobre os ombros e andando de costas, sem olhar para trás, cobriram a nudez de Noé, sem vê-lo despido.
Ao despertar do sono, Noé soube do ocorrido e desejou amaldiçoar Cam, contudo não podia fazê-lo porque o filho dele havia sido abençoado por Deus. Diante da situação, resolveu amaldiçoar a Canaã, neto de Noé e filho de Cam.
“Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos.” (Gênesis, 9:24-25)
Canaã, filho de Cam e neto de Noé, habitou o lugar que veio a ser a terra prometida. Os seus descendentes são os cananeus, os quais Deus determinou que fossem expulsosquando do ingresso dos hebreus, após o êxodo do Egito.
Na época da passagem de Jesus pela terra, essa aversão ainda existia, mas uma mulher cananeia procura o Filho de Deus para que uma filha dela fosse curada da possessão de um demônio.
“E eis que uma mulher cananeia, provinda daquela cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada.” (Mateus, 15:22)
Primeiramente, Jesus prova a fé da mulher, porém, vendo que ela verdadeiramente O adorou e Nele confiou, atende ao seu pedido.
“Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.” (Mateus, 15: 28)
Essa passagem bíblica demonstra que Jesus quebra toda e qualquer maldição, mesmo as hereditárias, como era o caso da mulher cananeia, que estava amaldiçoada desde o dilúvio, por meio de seu ascendente Canaã.
Esse episódio bíblico demonstra que Jesus é poderoso para quebrar toda e qualquer maldição. Ele está disponível para nós, basta Nele crer e entregar a Sua vida a Ele como Senhor e Salvador.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.