Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Sérgio, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 07/03/2021

A RUÍNA FUTURA DA ASSÍRIA – Is. 10: 9-11.

No v. 9 o texto faz menção de algumas cidades que tinham sido cidades poderosas e independentes ; e todas elas agora haviam sido conquistadas pelos assírios, o que levava a Assíria pensar que podia fazer a mesma coisa com Jerusalém: “Calno não é como Carquêmis? Hamate não é como Arpade? E Samaria como Damasco?”
A arrogância do rei da Assíria, que nós vemos estampada nos versos de 12 a 14, beira às raias da loucura, pois, Tiglete-Pileser, rei da Assíria, afirmava ser “amado dos deuses”, “a luz de todo o seu povo” e o “pastor de toda a humanidade.” Ele dizia ainda que era capaz de dominar muitos reis e que tinha o poder de despojar as cidades e impor tributos. Ele dizia que seus inimigos não passavam de fantasmas.
As declarações arrogantes do rei da Assíria mostram que ele se achava um “guerreiro poderosíssimo.” Mas, do ponto de vista de Deus, ele não passava de um mero instrumento usado por Deus para cumprir os Seus propósitos (vs. 15-19).
Isaías profetiza que o Senhor humilhará o orgulhoso rei da Assíria.
Os Assírios seriam completamente destruídos; assim como a doença destrói o corpo; o fogo destrói o campo; e o machado destrói a floresta. Isaías enfatiza a forma como Deus humilhará o exército assírio. Aquele exército aparentemente poderoso, será derrotado “num só dia “ (v.17). E o que restar será tão pequeno que “um menino saberá escrever o número deles.”
Se Deus agiu com soberania contra os inimigos do Seu povo no Antigo Testamento, e quando esses inimigos prevaleciam ,eles assim o faziam como simples instrumentos aos quais Deus soberanamente usava para punir o Seu próprio povo, quando o mesmo se encontrava rebelde, assim também o mesmo Deus agirá contra os nossos inimigos hoje. E mesmo quando tais inimigos prevalecerem contra a igreja do Senhor é porque, mais uma vez, o Eterno e Soberano Deus está, através desses inimigos, trazendo correção para o Seu povo. Pare e pense nisso! (Pastor Sérgio Lima, escravo de Cristo por causa da Cruz. Escravo alforriado, mas escravo).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens