Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 07/03/2021
O ÚNICO GUIA CONFIÁVEL
“- E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;
Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.” (Mateus 2.6)
O Evangelho de Mateus cap.2.vs.6, reporta-se à profecia do nascimento do Messias, embasado no profeta Miquéias, cp,.5 vs.2. “- E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” A vinda de um rei para governar o povo de Israel, desperta múltiplos interesses. Entre judeus que aguardavam o cumprimento da profecia, estrangeiros como os reis magos do oriente que desejavam adorá-lo, e rei Herodes que ardilosamente intentou tirar a vida do recém-nascido, pois, sentia o seu reinado ameaçado. A propósito, desde os tempos antigos, e, ainda mais, desde os dias da eternidade o governo do mundo é de Deus. Ele se assenta sobre o trono da sua santidade (Salmos 47.8)
Belém, (Beit Lehem) em hebraico, a Casa do Pão, é nome sugestivo o qual podemos relacioná-lo, sem qualquer sombra de dúvida, com Jesus sendo o Pão Vivo que desceu do Céu. (João 6.51). A pequena cidade de Belém, aonde o rei Davi nasceu, ganha maior notoriedade dentre as capitais de Judá porque dela saiu o Pastor de Israel, o Guia Eterno, Jesus Cristo, que se assenta entre os querubins e ordena a anjos. Ele é a raiz e a geração de Davi, a resplandecente Estrela da Manhã. (Apocalipse 22.16).
Deus sempre guiou o seu povo, como a um rebanho usando a homens como Moisés e Arão (Salmos 77.20); É um encargo de grande responsabilidade. O povo consultava a Moisés, e Moisés consultava a Deus (Êxodo 18.15). Deus é o Guia pela mão de homens. Por isso, nunca peça conselhos àquele que não ouve a Deus. A Bíblia adverte que no mundo há muitos guias enganadores, e os que por eles são guiados experimentam a destruição (Isaías 9.16). Seja inteligente, não destrua a sua vida.
Multidões seguem sem pestanejar guias que, não poucas vezes, apresentam-se como “bons conselheiros”. A exemplo de dois supostos guias no Brasil, o guru brasileiro chamado Sri Prem Baba, mobiliza dez mil adeptos ao redor do mundo e dissemina uma suposta mensagem de amor entre Ocidente e Oriente, (é acusado de abuso sexual);outro, João de Deus, médium espírita (é acusado de violação sexual e fraude), gurus, médiuns, pais espirituais, mestres da ilusão “ – Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.” – (Romanos 16:18).
Com quem você tem se aconselhado? Cuidado com adivinhos, os que prevêem futuro, aquele que se comunica com os mortos, feiticeiros, encantadores, mágicos, etc. É abominação e não agrada ao Senhor, e Ele mesmo, lança fora diante de ti tudo isso (Deuteronômio 18. 10-13). Rejeite esses guias destruidores para que você não seja lançado fora da presença do Senhor.
Somos atraídos como servos pela Graça, e a partir de então, Jesus Cristo é revelado, em nosso corpo para sermos condutores de alguém em direção ao Salvador. Essa direção não vem de nós, pois, não consultamos a carne nem o sangue (Gálatas 1.16). O Senhor é o nosso único Conselheiro que revela o seu propósito, perdoa pecados e faz em nós habitação do Espírito Vivo. Dessa forma, desenvolvemos uma Maturidade Cristã, e assim, declaramos confiantemente: O Senhor é o meu Pastor e meu Guia Eterno. Deus é quem apascenta e guia pela mão dos homens. Tal qual Deus instruiu a Moisés, também, nos capacitará a ser um guia no mundo para os perdidos.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.