Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 28/02/2021

REDES QUE NÃO SE ROMPEM, BARCOS QUE NÃO NAUFRAGAM

1 – E ACONTECEU que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; 2 – E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. – E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. 4 – E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. 5 – E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. 6 – E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. 7 – E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. 8 – E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. 9 – Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. 10 – E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. 11 – E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram. (Lucas 5:1-11)

Tudo o que Jesus pronuncia é atraente. No texto (v.1), não eram poucos, mas uma multidão de pessoas se aglomeravam para ouvir a Palavra de Deus. Isso aconteceu em um ambiente público e amplo de uma praia. Haviam ali dois barcos de pescadores e estes lavavam as redes após trabalharem toda noite mas nada pescaram. Jesus entrou em um desses barcos e pediu para afastá-lo um pouco da terra. Assentado começou a ensinar do barco a multidão. Jesus entrou no barco que pertencia a Pedro  lugar do seu ofício. Assim,também, na intimidade de sua casa. Pedro foi tomado por Jesus que, também entrou em sua vida, reanimando-o. É o que Deus quer fazer em cada um  de nós. Ele mesmo nos retira do anonimato damultidão dos que sofrem e muda radical nosso estado de espírito.

A palavra de Jesus, sempre vai impactar de forma positiva os corações dos seus ouvintes. Ela traz o refrigério e descanso para a alma abatida. O mundo necessita ouvir as boas novas vinda de Cristo. Podemos deduzir o cansaço e  frustração de Pedro, Tiago e João, que após trabalharam a noite toda  não apanharam sequer um peixe em suas redes. Quanto temos nos esforçado para nenhum resultado? Quantas noites sombrias tem alimentado, em nós, o medo a angústia, incertezas e  insegurança numa interminável “solitude”, sem alcançar qualquer alento, antes que o dia amanheça. O problema é que Pedro, Tiago e João, assim como todos, precisam dos ensinos e da voz de comando de Jesus em nossas vidas para sermos bem sucedidos e abençoados em tudo o quanto depender do nosso esforço.

Do ensino à prática. Jesus diz a Simão o que fazer: “Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.”(v.4). É a lição para a insistência e ousadia. Não é para usar vara de pesca na beira da praia, mas enfrentar o alto mar e lançar redes e dizer um “Belo Não”, à timidez da credulidade. Faze-te ao mar alto. Volta para a luta, não se intimide pelas barreiras e desafios da vida. Levanta do seu desanimo, não desista, é Jesus que está agora no comando. Vai, lança as redes em alto mar e recolhe as multidões de bênçãos ordenadas pelo Senhor para você.  

Uma entre tantas características dos milagres de Jesus é a ABUNDÂNCIA. O Senhor sempre vai ser generoso, ele não dá migalhas ou restos. Deus usa de liberalidade, tal qual a sua grandeza. Sem Jesus somos insuficientes, desprovidos, pobres e infelizes. Qualquer pessoa, seja qual for a profissão, casado, solteiro, adulto, jovem, criança, temos só a aprender com a Palavra de Deus. É impossível não reconhecê-lo como O Senhor, Mestre e Salvador. É impossível não se prostrar aos seus pés (v.8), pois as redes lançadas nunca irão romper e barcos não irão a pique. Só Deus sabe a medida certa, mas abundante, da dispensação da Graçapara o que crer. Não temamos, sigamos à Jesus (v.10,11).

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon –MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens