Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 21/02/2021

O JUGO SUAVE DE JESUS

14 – Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 – E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 – E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 – Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18 – E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. ( II Corintios 6:14-18)

Jugo é uma peça de madeira que atrela bois à carroça ou arado, é chamada parelha de bois ou canga. Assim, subtende-se que o jugo é um instrumento  para o trabalho de esforço a dois, que, uma vez presos um ao outro, somam-se para uma tarefa pesada. Quem aceita prender-se ao  jugo de Cristo e  anda lado a lado com Ele, experimentará não o peso, ou fadiga, pelo contrário, encontrará quietude, paz e sossego na alma mesmo se o trabalho  for árduo.  Ele garante: “-… o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:29-30). Bom é servir lado a lado de Jesus.

Paulo faz considerações sobre a associação e comunhão, pautando-as como exigências para quem aceita a “canga”, e, em seguida elefaz uma pergunta retórica: Que concórdia ente Cristo e Belial?(v.15). Sem entrar em mérito de espiritualidade, Belial é um termo hebraico pela junção do beli (não) e Ya`al (sem), usado para indicar algo ou alguém inútil, que não serve para nada ou que não é bom para nada.

Para o apóstolo Paulo, a cidade de Coríntios representava um dos maiores desafios para a proclamação da Palavra de Deus. Uma cidade terrivelmente idólatra, haviam grandes templos dedicados à  adoração aos deuses Afrodite, deusa do amor e  Apolo, deus da música, canto, poesia e beleza masculina. Havia no templo de Afrodite, 1000 sacerdotisas que aos fins de tarde desciam à cidade para vender seus corpos, dessa maneira, cultuando o sexo. Por aí dápara imaginar a multidão de pecado, da luxuria, orgias, idolatria e filosofias vãs na qual a cidade de Coríntios via-se submersa. Infelizmente, Coríntio dos tempos de Paulo, é apenas umapequeníssima amostra do mundo perdido  em que vivemos hoje.  

Definitivamente, a igreja tem a obrigação de contrastar no  mundo,e não nenhuma possibilidade de consenso de acordo ou  meio termo entre o santo e o profano. Vós sois o templo do Deus vivente (v.16). Com o injusto, não vos associeis, pois fostes justificados mediante a Fé em Cristo Jesus; com as trevas não tendes comunhão, mas andai como filhos da Luz; não tome parte com o infiel, mas seja de todo coração com O Deus fiel que guarda  a aliança e misericórdia até mil gerações aos que amam e guardam os seus mandamentos (Deuteronômio 7.9).  

Finalmente, apartemo-nos daqueles  que tem inimizade com o Senhor. Confie na promessa do Deus imutável que há muito tempo nos diz: … eu vos receberei (v.17). Que maravilha, ser recebido, e ter acesso à presença de Deus mediante a fé em Jesus. Que privilégio é ser filhos e filhas do Deus Pai, o Todo Poderoso. Para tanto, devemos tomar o jugo suave de Jesus, e como servos trabalharmos com Ele  com esforço pela pregação do Evangelho da nossa salvação (Efésios 1.13)

Deus seja o nosso auxílio para tanto. Amém!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens