Texto da Mary Anne, publicado na PG do dia 21/02/2021
Deus se importa
Mary Anne Aragão Pachêco
IEQ Península – Escritora e Empresária – São Luís – MA – Instagram: @maryannearagao
Vivemos em um mundo onde a justiça nem sempre impera, onde nem sempre a vida faz sentido, onde a paz e a gentileza perderam todo o valor. Os dias que vivemos são dias pesados, as pessoas têm andado tristes, preocupadas, sobressaltadas, desalentadas, sofridas, cansadas. Me pergunto que mundo é este em que estamos vivendo, onde o ódio tem mais força que a gentileza, onde a vida humana é vista por alguns com descaso, onde ataques homofóbicos, de racismo e de violência são vistos como coisas normais?
E nessas horas é comum a nossa mente ficar confusa a ponto de questionarmos “onde está Deus?”. Sim, onde está Deus se a maldade impera, onde a vida humana não tem mais valor; onde os IML’s estão lotados de pais em busca de notícias de seus filhos que saíram e não mais retornaram; onde assassinatos têm se multiplicado; onde milhares de vidas vem se perdendo todos os dias por conta da pandemia? Assim, diante de todo esse quadro, é comum ouvirmos as pessoas quererem transmitir conforto com as seguintes frases: “Deus sabe o que faz e está no controle de tudo”; “não se preocupe, se Deus deixou isso acontecer em sua vida é porque Ele tem planos melhores para você”; “se tudo isso está acontecendo é porque com Deus não se brinca”.
Não, eu não acredito que Deus goste de ver o sofrimento dos Seus filhos ou que Ele usa o sofrimento para nos punir, ou até mesmo para mostrar a Sua grandeza. O Deus que eu sirvo se compadece da nossa dor, a Bíblia mesmo por diversas vezes nos mostra como Ele se entristece com o nosso sofrimento, como nos mostra em Gênesis 6:6 onde fala que o a maldade humana cresceu tanto ao ponto de entristecer o Seu coração; em Isaías 63:9 mostra que Ele se afligiu com a aflição do Seu povo; em Ezequiel 6:9 fala que o coração de Deus se quebrantou pelo coração e olhos corrompidos dos homens. Todas essas passagens bíblicas servem para nos mostrar que Deus não é alheio à nossa dor e sofre conosco, e que jamais se moverá para fazer o mal ou cooperar com o mal de quem Ele ama.
Se muitas vezes a nossa realidade é dura e cruel, saiba que não é permissão de Deus. Se passamos por certas dores, elas são consequências das nossas escolhas e desobediência,s e enquanto estivermos neste mundo vivenciaremos coisas ruins. E não pense que Deus não se compadece da tragédia que a vida humana se transformou, Ele sabe o quanto pesa o fardo da nossa vida e tem uma imensa compaixão por nós. Ele tem um coração comovido, por tudo aquilo que enfrentamos. O Deus encarnado (Jesus), diante de situações difíceis em que o sofrimento, a perda e a dor afligiram às pessoas, agiu de forma amorosa e compassiva, como por exemplo: Ele se moveu de íntima compaixão por uma viúva prestes a enterrar seu único filho. (Lucas 7: 13); Ele viu os familiares de Lázaro chorando sua morte, comoveu-se profundamente e chorou (João 11: 35); Ele se importou com um endemoniado que valia menos que os porcos para os moradores da região de Gadara (Marcos 5: 1-8); e ao ver as multidões teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor (Mateus 9: 36).
Jesus foi a maior prova de que Deus nunca nos abandonou. Talvez o momento que você esteja enfrentando seja de desilusão, angústia, tristeza, e talvez você pense que Deus não se importa com você. Pelo contrário, Ele se importa com o que te acontece e com tua vida.
Ele sabe, Ele se compadece, Ele se importa.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.