Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Sérgio, publicado na PG do dia 14/02/2021

A IRA DE DEUS CONTRA ISRAEL – Is. 9: 18-21.

Nesse texto, Isaías usa o fogo como figura de linguagem para falar da situação do povo: “Porque a maldade lavra como um fogo, ela devora os espinheiros e os abrolhos; acende as brenhas do bosque, e estas sobem em espessas nuvens de fumaça. Por causa da ira do Senhor dos Exércitos, a terra está abrasada , e o povo é pasto do fogo” (vs. 18-19a). Ao mesmo tempo em que o fogo simboliza a maldade do povo (que se espalha levando destruição por onde passa) também representa a ira de Deus por causa do pecado do povo.
Agora veja o que diz o restante do texto, ou seja, do verso 19b ao verso 21: “Ninguém poupa a seu irmão. Abocanha à direita e ainda tem fome, devora à esquerda e não se farta; cada um come a carne do seu próximo; Manassés ataca a Efraim, e Efraim ataca a Manassés , e ambos juntos, atacam a Judá. Com tudo isso, não se aparta a sua ira, e a mão dele continua ainda estendida.” O canibalismo era uma prática no meio dos Assírios. Principalmente em tempos de fome extrema. Is, pois, usa a cultura do canibalismo dos Assírios para ilustrar a pecaminosidade do povo, que fazia com que se consumissem uns aos outros.
Infelizmente, nos nossos dias, temos essa realidade no meio da igreja, de gente que se “devora” e se “consome” , em razão da pecaminosidade que se infiltra no meio do povo de Deus. E com isso, muitas vezes atraímos, não o amor, mas a ira de Deus. Exatamente como aconteceu com Israel, povo de Deus, todavia duramente castigado por causa do pecado que chegava ao ponto das pessoas se devorarem.
Combatamos , pois, esse “canibalismo” em nosso meio, e sejamos batizados com o amor que vem do trono do Eterno, e assim sejamos uma comunidade, não de destruição, mas de restauração. Pare e pense nisso (Pastor Sérgio Lima, escravo de Cristo por causa da Cruz. Escravo alforriado, mas escravo).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens