Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 07/02/2021

FALAR E ADMINISTRAR SEGUNDO O PODER DE DEUS
“- Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” ( I Pedro 4:11)
A Constituição Federal em seu art. 2º assevera: “São Poderes  da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. De sorte que os  Poderes repartidos entre si, conforme o Legislador Constituinte escreveu.  Infelizmente não é o que temos visto como prática na política dos homens. “Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”,  disse (Abraham Lincoln).
É fato que o poder, facilmente  tem levado muitas pessoas na terra e no céu a revelarem-se quem realmente são. Deus estabeleceu poder à  Lúcifer que rebelou-se contra o Senhor e tentou tomar o trono de Deus, conforme registro de  Ezequiel 28: 14-15 “- Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. – Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.” Por outro lado, Cristo Jesus, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se de si mesmo tomando a forma de servo (Filipenses 2.6,7).
Em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo. Seja qual for a palavra que sair de nossa boca, seja em qual situação ou ambiente que esteja, na fila de um banco, no supermercado, em uma parada de ônibus, Deus seja glorificado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, indigna, indecorosa, infame, mesquinha, mas que seja palavra boa para edificação e dar graça aos que a ouvem. (Efésios 4.29).
Pedro admoesta a igreja de Cristo: “…administre segundo o poder que Deus dá…”.  Jesus  concedeu à igreja a virtude do Espírito Santo, o Poder de Deus em nós.  Ao contrário do que se possa pensar, não temos competência humana de administrar o poder de Deus, mas Ele, o Espírito é quem comanda e quem deve ministrar guiando os nossos corações a falar e agir segundo as palavras de Deus.  Por isso, devemos, somente, nos deixar ser completamente tomados, cheios pelo Espírito de Deus (Efésios 5.18), essa é  a parte que nos cabe administrar.
Falar segundo as palavras de Deus, é o grande desafio para o cristão neste mundo. Implica em esforço de cada um para engrandecimento de Cristo em nosso corpo físico e espiritual. Paulo fala que não se envergonha do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (Romanos 1.16). Portanto, todo esforço deve ser feito para o engrandecimento de Cristo Jesus em nosso corpo físico; “… é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Romanos 8.17). Não se envergonhe de Jesus. Mas dê a Ele toda a primazia de sua vida, família, trabalho, faça tudo para a glória de Deus, sem se envergonhar de Cristo.
Citamos anteriormente a Carta Magna, no que diz respeito à harmonia entre poderes, e me atrevo a afirmar que apesar de ser uma boa redação, é improvável que poderes humanos  mesmo como constituição de regras ou lei maior de uma nação, nunca serão estabelecidos se não for para a Glória de Deus. Enquanto houver a vaidade, a exaltação de si mesmo, a ambição pelo dinheiro e poder, e seres de caráter imperfeito deformado pelo pecado, é impossível, sequer,  imaginar, tal harmonia de poderes constituídos, pois  estes  sempre  lutarão contra tudo o que é de Deus.
Finalmente, a Lei de Deus é a única constituição a ser lida e cumprida, com o amparo e perfeita harmonia dos três poderes: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
– Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. (Judas 1.25)
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens