Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na Pagina Gospel do Jornal Pequeno de São Luís, do dia 31/01/2021

Do Espírito para um espírito
1 – AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 2 – Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 – E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. 4 – Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. 5 – Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. 6 – Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro. (I João 4:1-6)

Deus nos deu a mim e minha esposa, heranças, três filhas. Lembro delas ainda criancinhas quando discordavam entre si, e ás vezes, partiam para o “tudo ou nada”, ofensas e bate-bocas, brigas comuns entre pequeninos. No entanto, para minha satisfação, as desavenças cessavam quando, em voz firme de um pai, eu perguntava àquelas três lindas “meninas brigonas”  de 3, 5 e 7 anos de idade: A qual espírito vocês pertencem? A qual espírito vocês estão servindo? Hoje esão casadas, a primeira agraciada com dois filhos, a segunda com um filho e a terceira com uma filha. Eu e minha esposa somos felizardos por sermos avós de três netos e uma neta. Todos lindos, permitam a “corujice” deste avô. Fiquemos com as questões: A qual espírito você tem ouvido? A qual espírito você tem servido?
O apóstolo amado, João, fala à novel igreja primitiva de Cristo, que ela deve fazer prova se os espíritos são verdadeiramente de Deus.  (v.1), referindo-se especialmente a falsos profetas que se levantam no mundo. Em outras palavras, aquele que é de Deus, sabe reconhecer se um espírito é de Deus ou não. João alerta que todo espírito que CONFESSA que Jesus Cristo veio em carne, é de Deus (v. 2).
No contexto, a palavra confessar, significa manifestar e declarar que Jesus Cristo é o Senhor, nada mais que isso. Não tem como ser enganado se atentarmos para essa única instrução, pois todo espírito que não confessa que Jesus veio em carne, não é de Deus, mas é o espírito do anticristo.
Cristãos no mundo serão convencidos a seguir falsos ensinamentos e abandonaram a Fé verdadeira porque não ouviram o Espírito de Deus. Não nos deixemos conduzir pelo espírito do erro. O Espírito Santo, o Consolador veio enviado por Jesus (João 16.7) é o guia dos nascidos e filhos de Deus que ensina todas as coisas e faz lembrar de tudo o quanto Jesus diz.
Em seu sermão profético, Jesus alertou aos seus seguidores a terem cuidado com o engano nos últimos dias. “- Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mateus 24.24).
Vivemos tempos de apostasia, muitos se desviam da fé em Cristo. Líderes religiosos apresentam-se travestidos de falsa bondade como lobos em pele de cordeiros, levam após si, muitos à prática do erro deixado de entender e fazer o bem (Salmos 36.3).
Estes, realmente, são dias trabalhosos. Por isso, trabalhemos incansavelmente no estabelecimento do Reino de Deus até a volta de Cristo Jesus, Nosso Senhor. Exortemo-nos uns aos outros durante o tempo que se chama Hoje, para que não venhamos a ser endurecidos pelo engano do pecado (Hebreus 3.13). Cuidado com o que estamos aprendendo, cuidado com aqueles que vêm a nós com a aparência da piedade. As aparências enganam. “- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” (Apocalipse 2.11). Quem é do mundo ouve o que o mundo fala. “- Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.” (I João 4:1-6).
Que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito, nos abençoem. Amém!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens