Texto do Mario Porto, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 31/01/2021
INDESISTIBILIDADE ?
Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito à vontade de Deus alcanceis a promessa. (Hebreus 10.35).
Perseverança e resiliência são essenciais para qualquer pessoa que pretenda seriamente vencer em qualquer área da vida.
Muitas pessoas se entregaram ao que parece ser o acaso, o que elas consideram como sendo a porção delas na vida. Entregaram suas vidas passivamente a Deus, ao governo ou ao que quer que seja que busquem.
Aceitar um decreto a respeito de como você deve viver sua vida sem ser um participante ativo nela é como ser um cego conduzindo a outro cego.
Deus espera que você entregue sua vida a Ele, mas ativamente, e não passivamente.
Você precisa parar de procrastinar, de esperar que os outros o levem para onde você pode ir por si mesmo ou de culpar o passado. Muitas vezes é muito mais fácil adotar o papel de vítima, ou de perdedor, ou daquele que não é inteligente o bastante, não é bom o suficiente.
Quando você aceita essa limitações para si mesmo, então você não precisa se preocupar em se decepcionar.
Em vez disso, você precisa ser o que chamo de uma pessoa “proativa” que faz acontecer. Estas são pessoas revestidas de “espírito de luta”, possuem vontade férrea, ardente de tenaz de vencer. Paulo apóstolo, era uma pessoa com essa envergadura, ele nos exorta e nos encoraja: “Correi de tal maneira que alcanceis”. Não podemos ficar de braços cruzados, vendo a banda passar.
Você quer realmente mudar ? Está disposto e pronto para abrir mão das percepções do passado e dos padrões congelantes e os pensamentos de mediocrizações ?
O que está agindo em você que é capaz de determinar como você vai lidar com próximos desafios da sua vida ? Que passo você deu hoje em preparação para um avanço muito daqui a alguns anos ?
Considere quanto tempo levou para que a Igreja Católica pedisse perdão ao povo judeu pelo seu silêncio durante o Holocausto. Em março de 1998 – mais de cinquenta anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial – o Vaticano emitiu um documento de catorze páginas pedindo perdão pela maneira passiva, hesitante, insensível e incoerente, como se absteve durante o fatídico período do Holocausto. Perdemos centenas e milhares de vidas por causa da omissão da Igreja.
Ainda que aceitemos e entendamos as realidades relacionadas às mudanças, precisamos utilizar essa informação ao seu nível máximo de eficácia pela maneira como nos posicionamos ao avançarmos. Alguns de nós simplesmente observamos passivamente as mudanças acontecerem enquanto outros correm na frente e anteveem o seu desenrolar. Elas rastreiam as tendências, examinam as projeções e preveem as eventualidades. Estas pessoas de pensamentos avançado são ótimas na vida, pois anteveem o próximo movimento e fazem tudo que está dentro da sua capacidade para fazer a mudança trabalhar a favor delas. Não são pegas desprevenidas, ou de surpresa, pois olham para frente e já vislumbram por fé seu crescimento com solidez e vivacidade.
Você precisa ser prático e simples, e saber que o você tem agora, quer seja triunfo ou uma aparente derrota, não pode durar. Ao fazer isso, você pode garantir que a próxima fase da sua vida seja tão boa e tão extraordinária, quanto possível. Não permita que ela o pegue de surpresa.
Indesistivelmente,
Mário Porto,
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.