Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Sérgio, publicado na PG do dia 21/01/2021

O SENHOR É A NOSSA ESPERANÇA – Is 8: 9-22

A Assíria tinha planos de fazer aliança com Judá (o reino do Sul) para tomar o reino do Norte, Israel, e depois voltar-se contra o próprio povo com o qual havia feito essa aliança, ou seja , Judá. Porém, os versos 9 e 10 desse texto nos dá conta que os planos e projetos da Assíria contra Judá não prevalecerão, pois, esse povo, ainda era o povo de Deus.
Nos versos 11 e 12 o Senhor fala especificamente ao profeta Isaías, advertindo-o que, embora ele (Isaías) habitasse no meio desse povo, como ele mesmo havia se expressado no capítulo 6, não deveria andar pelo mesmo caminho dele.
O v. 13 nos diz que tanto o povo, quanto Isaías, devia temer apenas a Deus. A expressão “Senhor dos Exércitos “ , que aparece nesse v. 13, diminui qualquer outro poder diante da majestade do nosso Deus. Por isso, não há o que temer senão somente a Deus.
Os versos 14 e 15 enfatizam que o “santuário “ é, ao mesmo tempo, uma representação da santidade Deus e também lugar de proteção , abrigo e acolhida. Por isso, torna-se condição sine-qua-non para o povo de Deus, viver em santidade. Todavia, em não se vivendo essa santidade, ela se torna “pedra de tropeço “ para aqueles que a rejeitarem, e rejeitá-la, é simplesmente não vivê-la.
A expressão “sela a lei no coração dos meus discípulos “ , que aparece no v. 16, significa conservar, guardar , obedecer, viver a palavra de Deus.
O v. 17 nos informa que , em razão do pecado de Judá, Deus iria remover a Sua presença do meio do Seu povo. Mas, Isaías tem a esperança de que, em o povo se voltando para o Senhor e para a Sua palavra, o Senhor retorne também a Sua presença.
No v. 18 Isaías diz que ele e os filhos que o Senhor lhe havia dado, se tornaram, em Israel, símbolos e prodígios da parte do Senhor dos Exércitos, que habita em Sião.
Os versos 19 e 20 nos ensinam que recorrer a quaisquer outros meios para se buscar o entendimento dos mistérios e das profundezas de Deus, fora da Sua palavra, é abominação ao Senhor.
Os versos 21 e 22 enceram o capítulo 8 do livro do profeta Isaías nos assegurando que, aqueles que não buscarem luz na palavra de Deus, serão frustrados, e frustrados , serão condenados a vagar na escuridão. Pare e pense nisso (Pastor Sérgio Lima, escravo de Cristo por causa da Cruz. Escravo alforriado, mas escravo).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens