Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Moreira Silva, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 17/01/2021

Reflexão:
A simplicidade.
Ela tem sua origem em Deus, a criação foi a manifestação da sua simplicidade, um ser que preenche todas as coisas decidiu esvaziar-se para que o universo pudesse existir. Ele fez isso ao assumir a nossa realidade indo até as raízes,  como bem expressou apóstolo Paulo: Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, tornou-se pobre por vossa causa, para que fosseis enriquecidos por sua pobreza.  (2 Coríntios 8:9). Ele viveu a simplicidade da manjedoura a crucificação, deixando o exemplo que a simplicidade é a maneira mais lúcida de se viver, a sua presença e sua maneira de lidar com a vida e com o próximo denunciava o estado de alienação que a humanidade se encontrava. Para os Judeus, ele era um escândalo porque frustrava toda a percepção que eles tinham sobre o messias, ele contrariava os costumes e as tradições da sua época. Para os Gregos, o berço do conhecimento e da sabedoria, ele era considerado como louco porque o seu comportamento não condizia ao de um homem sábio, mas Jesus não se deixou abater pela percepção e análise que os seus contemporâneos faziam a respeito dele, primeiro porque ele tinha identidade e segundo porque ele veio nos ensinar a sermos gente, como gente tem que ser na sua essência e por ter a consciência que somos pródigos e que carregamos a síndrome de lúcifer: Orgulho, individualismo, soberba e presunção. Dizemos ser o que nunca seremos, mas as escrituras nos dizem que Deus não leva em consideração o tempo da ignorância e deseja que todos se arrependam e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Por isso que Jesus Cristo, nos faz o convite:  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30). Só a partir de Jesus que encontramos descanso e aprendemos a ser gente na essência. Uma das maiores expressões de humildade aconteceu na última ceia, quando Ele lavou os pés dos seus discípulos e  perguntou-lhes, vocês entenderam o que eu fiz? bem aventurado sois se praticardes isso. É partir dele que a simplicidade é expressa em sua totalidade.
A Ele toda glória.
Pr Moreira

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens