Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr.Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 10/01/2021

IMITAR PARA SER O EXEMPLO (I Tessalonicenses 1:1-10)

1 – PAULO, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 2 – Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, 3 – Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, 4 – Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; 5 – Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. 6 – E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. 7 – De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia. 8 – Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma; 9 – Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, 10 – E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.

 

Paulo inicia a sua carta aos tessalonicenses autenticando a sua palavra e autoridade vinda de Deus Pai, Jesus o Senhor e em poder no Espírito Santo. Diante de Deus, tem um coração agradecido em oração e contenta-se por ver o caráter formado da igreja em Tessalônica. Cita a FÉ, TRABALHO, PACIÊNCIA E ESPERANÇA, visível pela obediência ao Senhor Jesus Cristo na presença de Deus Pai. Assim, Deus os elegeu especialmente concedendo Poder vindo do Céu, o Espírito Santo, dom de Deus. Esta é a certeza incontestável ratificada pelo conhecimento do amor de Deus expresso somente naqueles que lutam pelo evangelho. Verdadeiramente, todos os seguidores tornam-se imitadores de Paulo, como ele é de Cristo, e  assim, devemos copiar o exemplo.

As boas novas do evangelho pregadas, inicialmente, por Cristo e depois pelos apóstolos, têm avançado inexoravelmente, enfrentando barreiras da rejeição e ameaça do ódio, violência e maldade existente no mundo pecaminoso até os dias de hoje. “- Meus irmãos não vos maravilhem se o mundo vos odeia.” (I João 3.13).  Sabemos que a igreja segue contra a corrente das filosofias deste mundo. “- Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” (Colossenses 2.8).

Os que são de acordo com os ditames do mundo, continuamente, atacam impiedosos, por decretos e leis de governos impondo pena de castigo à igreja do Senhor Jesus. E na medida em que se aproxima a redenção dos escolhidos, eleitos de Deus (v.4), em meio a  crescente  ódio e agressão dos inimigos do evangelho. Nada disso tem abalado a Fé e impedido o trabalho dos que labutam como filhos do Deus Pai e servos de Jesus Cristo neste mundo. “- Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo. – Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (I Coríntios 15.57-58).

A reverberação da Palavra vem da confiança e dom de Deus, o Espírito Santo, que dá ousadia para falar ao mundo ameaçador e impiedoso, submerso na iniqüidade do pecado e que se esforça em não reconhecer o perfeito amor de Deus, ora, repercutido pelo povo eleito.  “- Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; (Atos 4.29). A ousadia vem pela intimidade, amizade e submissão em oração a Deus Pai em nome do Nosso Senhor Jesus. Assim, medo, terror ou tristeza pela ameaça não intimidam por causa do poder e alegria do Espírito Santo que é a força daquele que ama ao Senhor. (Neemias 8.10b).

Finalmente, é em meio à tribulação que a igreja cresce e se destaca como o principal e único exemplo a ser imitado por todos os crentes. Queridos, o que exatamente, estamos buscando como exemplo no mundo? Qual modelo ou padrão de caráter que copiamos? Temos sido um bom exemplo para que pessoas se espelhem em nós, a ponto de desejarem imitar nossos procedimentos pelas palavras ou ações? Paulo elogiou a igreja em Tessalônica pelo exemplo dado à pequena região da Macedônia, e à esplendida região de  Acaia,  e,  também,  em todos os lugares (v.8). Alguém já disse que o exemplo é o comportamento que contagia. Sim, o evangelho se espalhou e não precisou que Paulo falasse qualquer outra coisa. Benjamin Franklin diz que “um bom exemplo é o melhor sermão”. Sigamos o exemplo de Cristo assim como Paulo seguiu, e como os tessalonicenses seguiram. Converta-se dos ídolos (v.9) que são abomináveis e não devem ser cultuados, especialmente, pelos que se dizem seguidores de Cristo. Quem ou o que tem sido o seu ídolo neste mundo? Sirva somente ao Deus Vivo e Verdadeiro! Esse é o mesmo a quem devemos imitar. “- Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (I Pedro 1.16)

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens