Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Sérgio, publicado na PG do dia 03/01/2021

  1. UM HINO DE LOUVOR A DEUS PELA RESTAURAÇÃO DO SEU POVO – IS 12: 1-6.

Esse hino de louvor a Deus, também pode ser chamado de “salmo de ações de graças.” Esse hino, também conhecido como “cântico de vitória “, é na realidade, o primeiro cântico de louvor do profeta Isaías.
Assim como Moisés cantou de alegria após o milagre da intervenção de Deus na derrota daqueles que perseguiam o povo de Deus (Ex 15: 1-18), também aqui, o povo canta de alegria em razão dos feitos do Senhor para com o seu povo.
Esse cântico é pois, uma resposta litúrgica do povo a Deus (v. 1). Porque esse povo sabia que, embora merecesse a ira de Deus por causa dos seus pecados, o Senhor não estava mais irado com o seu povo. E isso não acontece por mérito de Israel; é pura e simplesmente graça de Deus.
No v. 2 o profeta declara que o Senhor é a sua salvação, ou seja, o Senhor é a libertação de todos os inimigos, sejam esses inimigos físicos ou espirituais .
Russell Shedd faz uma ligação desse texto com o salmo 46 , o qual diz que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza.”
Lutero dizia que essa expressão é uma descrição da paz que vem após o recebimento do perdão dos pecados. O que nos é possibilitado por fé.
Um dos propósitos do cântico de ações de graças é mostrar a fé em Deus como fonte de salvação.
O v. 3 diz: “Com alegria tirareis água das fontes da salvação!” Em uma terra seca , árida, desértica como Israel, fontes de água se constituem em um elemento produtor de grande alegria. Não é, pois, sem razão que Isaías usa a figura de fontes de água para falar da alegria indescritível da salvação.
O que mais podemos nós desejar? Que presente maior poderíamos ter recebido das mãos do Senhor? Nós estávamos condenados a uma eternidade sem Deus, no inferno. Mas, pela graça de Deus fomos redirecionados para o céu.
Os versos 4 e 5 nos dão conta de que o louvor a Deus serve de testemunho para as nações. Por meio da adoração o povo de Deus torna conhecido entre todos os povos da terra o nome do Eterno, o autor da salvação.
O v. 6 encerra esse texto fazendo uma convocação: “Bradai com júbilo! Exultai, ó habitantes de Sião, porque grande é o Santo de Israel entre o seu povo!” “Exultar” , verbo intransitivo que significa: “demonstrar grande júbilo “ , ou, “excesso de alegria “ , de “contentamento.” E se existe um povo que tem todos os motivos do mundo para exultar de alegria, esse é o povo de Deus. Por isso, apesar de tudo que passamos este ano, ainda podemos exultar de alegria, “porque grande é o Santo de Israel entre o seu povo “ (Pastor Sérgio Lima, escravo de Cristo por causa da Cruz. Escravo alforriado, mas escravo.)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens