Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Moreira Silva, publicado na PG do dia 03/01/2021

Reflexão: A cosmovisão Cristã em relação ao homem.

A crítica cristã às respostas contemporâneas para a questão “o que é o homem?”
Ela tende a ser ingênua demais no seu otimismo ou negativa demais no seu pessimismo acerca da condição humana. Os humanistas seculares são geralmente otimistas demais, tornando-se ingênua sua percepção sobre a condição humana, esse otimismo não leva a sério a queda que houve com a raça humana.
No outro extremo está a corrente existencialista pessimista, que em sua percepção sobre o ser humano é indiferente sobre qualquer perspectiva de um Deus pessoal, para eles, já que não há Deus, também não há mais valores nem ideais, não levam em consideração preceitos como o amor, a verdade, a esperança, o heroísmo e o sacrifício. É um existir sem finalidade e sem propósito.
Mas no segmento de Jesus, o seu evangelho nos dá uma nova cosmovisão com relação ao ser humano, nos tornando realistas com esperança, por termos a consciência de quem éramos e de quem nos tornamos por ter saído de casa, lugar  de onde nunca deveríamos ter saído, nos transformamos assim em um paradoxo na maneira de ser, desaprendemos a amar e aprendemos a odiar, a sermos competitivos e considerarmos o outro nosso inimigo.
Uma das coisas extraordinárias que o evangelho nos proporciona é a reconciliação com Deus, conosco e com o próximo, uma nova percepção de vida com significado.  A vida torna-se uma liturgia e a liturgia se torna vida. Não há dicotomia!
Outra realidade que o evangelho nos proporciona é a consciência de que somos seres humanos em reconstrução da nossa existência, indo ao encontro do nosso verdadeiro eu que nos espera em Jesus, no momento ômega da história, como diz o apóstolo Paulo, “irei conhecer assim como eu sou conhecido”.

A humanidade falará uma só língua, viverá uma única realidade onde o paradoxo e a complexidade humana terão o seu xeque-mate.

A Ele toda glória.
Pr. Moreira.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens