Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 03/01/2021

NESTE NOVO ANO, NÃO FAÇA VOTOS AO SENHOR

1 – AMO ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. 2 – Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. 3 – Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. 4 – Então invoquei o nome do SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, livra a minha alma. 5 – Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia. 6 – O SENHOR guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou. 7 – Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o SENHOR te fez bem. 8 – Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda. 9 – Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes. 10 – Cri, por isso falei. Estive muito aflito. 11 – Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. 12 – Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? 13 – Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR. 14 – Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo. 15 – Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos. 16 – Ó SENHOR, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras. 17 – Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR. 18 – Pagarei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo, 19 – Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR. (Salmos 116:1-19)

Mais um ano acaba para todos nós, os “sobreviventes” nesta terra. A partir daí, comumente, nos obrigamos em estabelecer novas metas para cumprir em um no novo ano que inicia. No entanto, antes de estabelecer outras metas, é razoável avaliar se, de fato, temos cumprido nossos votos feitos em anos anteriores. Às vezes continuamos agindo como tolos porque nem mesmo cumprimos com o mais simples propósito que fizemos como promessa. O salmista diz o que fará diante de todos: “- Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo.” (v.14).  Tem uma frase popular que diz: “… promessa é dívida!”. O que temos pagado a Deus em contrapartida aos inúmeros benefícios que Ele nos fez, enquanto ainda temos fôlego de vida? Qual o tributo entregue ao Senhor?

É necessário admitir que é inútil fazer votos aos homens e a Deus, pois dificilmente será cumprido, porquê todos os homens são mentirosos(v.11). Mas, não devemos desanimar por isso, o Senhor nos conhece bem mais do que nos conhecemos a nós mesmos.

Para nossa sorte, o salmista nos guia passo a passo para o alcance do favor divino. O primeiro passo é o principal quando ele diz: “Amo ao Senhor”. O Amor é a base sustentadora de qualquer relacionamento. A oração o fez conhecer mais intimamente que Deus sempre o ouvirá. Precisamos rememorar as muitas vezes que o Senhor respondeu nossas orações e declarar em alto e bom som, a infinita piedade e grandiosamisericórdia do único Deus que é Justo. Amar a Deus é o principio de tudo, é  impossível conhecê-lo e não amá-lo apaixonadamente.

Assim, devemos ministrar à nossa própria alma, quando abatida, a firmar-se mesmo no tempo da aflição e angústia, pois, creia o Senhor sempre nos livrará.  “- Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.  – Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” (II Corintios 4.8,9). Amo a Deus porque Ele me Salvou.

O próximo passo são atitudes que consolidam a total confiança do amor de Deus em nós. Comunhão com intimidade, Testemunho do seu nome, Devoção e Dedicação como verdadeiros adoradores.

“- Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1).

Somos chamados à santidade para servos do Senhor Jesus, nada mais que isso. Sendo assim, se a nossa vida é importante para Deus, até mesmo a morte dos seus santos é preciosa para Ele.

Permita-me dizer-lhe: Não faça nenhum voto para este ou qualquer outro ano que vier. Em tudo somos carentes, pobres e necessitados. Somos frágeis, vulneráveis, pregressos em pequenos e grandes delitosdo passado. E a solução para este problema é viver todos os dias para Cristo renovando a fé e confiança Nele.

Jesus nosso Senhor,  apresenta-se como única e exclusiva solução para nossos tormentos e impotências: “… sem mim nada podeis fazer.” (João 15.5b). Só Ele Salva.

No decorrer deste ano em todos os dias, invoque o nome do Senhor, não esqueça as respostas que ele deu para as suas orações. Ele é quem sara, cura e solta todas as ataduras da alma, e, definitivamente, livra da morte. Ame-o e sirva-o de todo coração. Não faça votos ao Senhor no ano novo, apenas, louvai ao Senhor com a sua vida!

Feliz ano Novo, com Jesus!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA –

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens