Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 27/12/2020

PERDER A VIDA, É UM EXCELENTE NEGÓCIO COM DEUS
– Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. (Marcos 8.35)
Numa reunião de família, é comum lamentarmos pela ausência de parentes ou amigos achegados que partiram deste mundo e que nunca mais poderão reunir-se conosco em datas comemorativas, festividades ou  em outras ocasiões. Assim, classificamos essa ausência como “perda irreparável”. Certamente, é inevitável, enquanto há vida haverá perdas e ganhos no decorrer da existência, e o ciclo da vida é  severo e exige que é necessário morrer para viver.
Jesus é taxativo quando diz “qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á”. Ele adverte da completa incompetência no que se refere à salvação da alma, e ineficácia de qualquer tentativa em agir por conta própria para salvar-se a si mesmo. “- Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19.10). Assim, constatamos os atributos inerentes ao ser humano da incompetência e incapacidade. A Salvação é competência exclusiva de Deus, e Ele mesmo é quem capacita. “ – Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2.13).
Há muito vimos sofrendo percas, avôs, pai, mãe, filhos, ninguém de forma alguma, escapa do  que Deus designou, e somos limitados dentro do período de um tempo em determinada época. Portanto,  devemos temer aquele que tem poder para salvar e, inclusive, lançar no inferno, a esse temei. (Lucas 12.5).
Jesus diz que qualquer que perder a sua vida por amor a Ele e ao evangelho, esse a salvará. Assim, apresenta a solução paradoxal de perder para ganhar, que produz esperança eterna para o  pecador que somos nós, ânimo para a alma aflita e o pobres de espírito. “- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;”  (Mateus 5.3). Esses são felizes.
Naturalmente classificamos de uma maneira “rasa”, sem profundidade, sobre as nossas percas neste mundo. A nossa vida é o bem mais precioso e inegociável. Satanás requereu a vida de Jó, … tudo o que o homem tem dará pela sua vida (Jó 2.4). Você daria tudo pela sua vida? Qual o preço da sua alma? Vou dizer a você: É imensurável! Ninguém, além de Jesus pôde pagar o preço. “- Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele  – Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. (Selá.) (Salmos 49.7, 15.) . Jesus nos recebe creia  Nele.
Falei que devemos ser profundos em nossos pensamentos a respeito da vida e da morte. Seguir com Jesus significa, literalmente,  ter a vida eterna crendo em seu nome, correspondendo ao seu infinito amor e ao Evangelho da Graça. Saiba que a vida vale mais que o próprio mundo e perder a vida neste mundo para ganhá-la no outro, é uma troca sábia. Que maravilhosa recompensa será alcançada!
Enfim, João 12.24, fala sobre frutificação relacionada com o morrer: – Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
Celebramos o Natal em família,  o nascimento de Jesus, saudemos o Emanuel, o Deus conosco, com toda alegria em nosso coração. Ele veio ao mundo para salvar o pecador, e morreu em meu, e em seu lugar,  para conceder vida abundante e a Vida Eterna.
Oremos: “- Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome.” Salmos 79.9
Perca a sua vida por amor a Jesus e ao evangelho, isto é sabedoria. Feliz Natal!
Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens