Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Sérgio, publicado na PG do dia 20/12/2020

O CHAMADO DE ISAÍAS E AS IMPLICAÇÕES DESSE CHAMADO PARA A NOSSA VIDA HOJE
(Is 6: 1-13).

O chamado do profeta acontece no ano da morte do rei Uzias, quando Isaías tem uma visão do Senhor. Vamos , pois, entender a visão do chamado de Isaías e assim tentar extrair do texto, lições para a nossa vida hoje.
O v.1 nos dá conta de que o chamado de Isaías acontece num momento de crise política em Israel: a morte do rei Uzias. Esse rei era um rei justo e piedoso, e havia reinado por 52 anos. Portanto, a sua morte foi um momento difícil para a nação. Todavia, a morte do rei não deveria desestabilizar o povo, pois o Senhor se revela a Isaías como o verdadeiro Rei, Onipotente e Soberano , o qual, do Seu alto e sublime trono, tem o comando de todas as coisas.
No v.3 , nos deparamos com uma repetição da palavra “santo” fazendo uma referência ao Senhor: “Santo, Santo, Santo.” Muitos interpretam essa repetição como sendo uma alusão à trindade. Mas, na realidade, essa repetição é um recurso da língua hebraica para dar ênfase ao que está sendo dito. De modo que o texto está dizendo que Deus é absolutamente, totalmente, completamente Santo.
No v.4 temos a informação de que “ a casa se encheu de fumaça.” Essa expressão está associada à intervenção de Deus. Nesse caso, Isaías teme por sua própria vida (v.5). Isaías sabia que a santidade de Deus abomina absolutamente o pecado e o pecador impenitente.
No v.6 , o texto nos diz que um dos serafins voou em direção ao profeta, com uma brasa viva que havia tirado do altar. E o v.7 diz que ele tocou os lábios do profeta com a brasa e a sua iniquidade foi removida e o pecado dele, purificado. Essa brasa pode ter sido tirada do sacrifício de arrependimento que Isaías, provavelmente havia oferecido ao Senhor.
Então, no v.8, Isaías se apresenta para pregar arrependimento para o povo. Homens arrependidos são chamados a pregar arrependimento.
A partir do v. 9, e até o v.13, o texto deixa claro que nem todos ouvirão a mensagem de salvação. Muitos resistirão até o fim e serão condenados. Porém, alguns ouvirão, e em ouvindo, não resistirão à graça e ao chamado do Senhor ao arrependimento. E são estes os que serão salvos.
Isto posto, a nossa tarefa não é produzir o arrependimento no coração dos homens. Esse é um trabalho do Espírito Santo, pois, a salvação é prerrogativa de Deus. Porém, temos a responsabilidade de pregar o arrependimento. Esse é o nosso chamado na história da salvação. Pare e pense nisso! (Pastor Sérgio Lima, escravo de Cristo por causa da Cruz. Escravo alforriado, mas escravo).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens