Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 20/12/2020
CONSTRUINDO TEMPLOS INDESTRUTIVEIS
“- E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” II Crônicas 7.14
A narração de II Crônicas compreendida entre os capítulos 1.1 a 9.31 confirma a Salomão no reino, edificação do templo, remoção da Arca para o templo, discurso e oração de Salomão, seus atos e sua glória.
A autoria do livro de Crônicas é atribuída a Esdras o qual fez a compilação histórica dos reis e seus reinados entre 430 e 400 a.C. Desde os dias de Samuel e Reis a nação de Israel necessitava de reedificação sobre uma sólida base espiritual, houve interrupção em relação aos ideais e tradições do povo de Israel por causa do longo cativeiro, quando no governo teocrático, civis e religiosos, tinham a obrigação igualmente de honrar a verdade e a lei de Deus.
A Escritura registra em detalhes, desde o início da construção do famoso Templo de Salomão. Grandiosa e diferenciada pelo extremo esmero e especialidade. Dedicaram-se à obra os mais competentes e habilidosos arquitetos, pedreiros, marceneiros, lapidários de pedras preciosas e ourives, profissionais que davam forma ao ouro e prata mais tantos outros juntos na edificação do santo e glorioso Templo em Jerusalém, fundada por Davi, pai de Salomão.
Sempre me alegra o coração quando acompanho ou tenho noticias de construções de templos de igrejas que serão dedicadas para o serviço do Reino de Deus. Irmãos, com entusiasmo por Cristo, pegam na pá, enxada e picareta no preparo do alicerce para a elevação de paredes com ferro e tijolos. Sim, é demasiadamente animador quando vejo a construção desse tipo de templo, e não tão imponente quanto o Templo de Salomão.
No decorrer da história o Templo de Salomão foi arrasado e saqueado por nações que dominaram sobre o povo de Israel. Posteriormente outro templo fora levantado, em quarenta e seis anos, este outro, viria a ser, também, destruído. Jesus profetizou que daquele templo não ficaria pedra sobre pedra e assim, ocorreu setenta anos após a profecia. No entanto, Jesus afirmou que se aquele templo fosse derribado, em três dias levantaria outro templo, falando a respeito do seu corpo. (João 2.19, 20, 21).
Paulo esclarece aos que buscam o conhecimento: “- Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta (Isaías 66.1): – O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso? – Porventura não fez a minha mão todas estas coisas? “(Atos 7.48, 49, 50)
De uma vez por todas, nosso irmão Paulo diz: “- Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6.19).
Queridos no templo do Espírito, os mais belos tesouros devem ser guardados. E são: humilhação, oração, busca de Deus, conversão e arrependimento de pecado. Estas riquezas são imprescindíveis para atrair a glória de Deus para nós.
Sempre e hoje, notadamente, o mal se apresenta, sem disfarces, com ódio e violência para a destruição dos valores morais e espirituais, ora instituídos por Deus. Descaradamente tentam mudar a Verdade de Deus em mentira (Romanos 1.25). A igreja no mundo, é perseguida de morte. Edificações de tijolos, ferro, cimento, madeira e areia, aonde o povo se reúne para adorar a Deus, podem até ser queimadas e destruídas e não ficar pedra sobre pedra. Ainda assim, a Nação Santa, que busca servir ao Senhor prevalecerá pela humilhação e oração. O Senhor fez a aliança que nunca será quebrada: “Eu ouvirei do Céu, perdoarei o seu pecado e sararei a sua terra”.
Avancemos anunciando Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Prossigamos em alcançar vidas e construir templos do Espírito Santo neste mundo. Povo de Deus, levantemos em uma só voz, um perfeito clamor pelo nosso querido País. Deus, perdoe nossos pecados e sara a nossa nação! Amém!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.