Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 06/12/2020

E VIU DEUS TUDO QUANTO TINHA FEITO, E EIS QUE ERA MUITO BOM

26 – E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 – E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 – E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. 29 – E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.30 – E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. 31 – E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. (Gênesis 1:26-31)

Hoje, 05 de dezembro, minha esposa completa mais um ano de existência. Para os pessimistas de plantão, diriam que ela está ficandoum ano mais velha. No entanto, os meus olhos vêem a mesma mulher que há 300 anos, permitam-me a figura de linguagem, esta hipérbole,que freqüentemente ela fala desde quando a conheci. É… Passaram-setrezentos anos e ainda a vejo como no primeiro dia quando aluna na Escola Técnica. Cabelos longos, linda, comunicativa, sempre bem-humorada, espontânea. Aquela jovem de vinte e hum anos, tornou-se minha amada e querida esposa com a qual convivo há mais de 36 anos, ou como ela mesmo diria, uns trezentos anos. Temos o privilégio de eu e ela sermos “sexy”, digo, sexagenários. Chegamos juntos à casa dos 60 anos e isso não nos incomoda, mas é motivo de “orgulho”, e assim comemoramos a longevidade proporcionada pelo nosso bondoso Deus.

Haja Luz, Haja Céus, Haja Terra, Haja mares, Produza a terra ervas e dê semente, árvore que dê fruto conforme sua espécie, e viu Deus que era bom. Haja luminares no Céu, para sinais e para tempos determinados e para dias e anos, Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente e voem as aves nos céus. E viu Deus que era bom, abençoou dizendo Frutificai e multiplicai-vos. Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie, e assim foi e o gado conforme a sua espécie, e viu Deus que era bom. E no sexto dia fez Deus o homem e a mulher, e eis que era muito bom, referindo-se à especialidade de sermos feitos a sua imagem, semelhantes a Ele, ao Filho com o Espírito Santo em nós. Isto explica quando em I João capítulo 1, versículo 3, expressa o desejode Deus em  termos comunhão com o Filho Jesus e com o Pai do Céu. Sim, devemos voltar a ser imagem e semelhança de Deus como no início da criação. Pela palavra, Deus criou de uma forma perfeita todas as coisas, ordenando a forma e a vida onde havia  o  caos e o vazio. Ou seja, nem coisas e nem almas viventes. Gênesis 1:2. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Deus formou especialmente, entre tantas coisas, o homem e a mulher, e deu ordem para produzirmos, frutificar e multiplicar na terra que Ele mesmo criou do nada (Bara). O Senhor Deus quer o bem e nunca abandonou a sua criação, por isso enviou o seu Filho Jesus para salvar o pecador perdido que somos nós. O homem a mulher, a família constituída por marido, mulher e filhos que são sementes, importam para Deus, e são alvos da sua amorosa atenção.

Infelizmente o caos e o vazio se vêem no mundo quando constatamos famílias destroçadas, por causa do  pecado. Não faltam agentes destruidores de lares, e são inúmeros tais como: álcool, drogas, luxúria, dinheiro que geram violência, infidelidade, maus tratos entre membros de uma célula familiar. Assim,  criam raízes de amargura, semeando o ódio destrutivo e morte. Esses são vazios do amor de Deus.

Deus revela o seu infindo amor por mim e por você na pessoa do seu Filho Jesus que, também, estava desde o principio : Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (vs.26). Sim, tudo foi feito mediante a Palavra de Deus: – E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14).

Em um tempo certo, Jesus começou a colocar “ordem” em meu caos, substituindo o meu coração de pedra por um coração de carne. Um coração novo que até hoje se esforça em aprender somente Dele. Hoje, o amor de Deus me constrange a ser melhor do que eu era antes de conhecê-lo. Agora entendo que o amor que sinto por minha esposa vem do Senhor que me fez e me amou primeiro, por isso, o meu louvor, adoração e eterna gratidão a Deus Pai, seu Filho Jesus e ao Espírito Santo, poder de Deus que me domina e me guia neste mundo. Deus fez tudo por mim e por minha amada esposa. Feliz aniversário, Rai, você é benção na minha vida. Isso é muito bom. Bom mesmo! Amém!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens