Fechar
Buscar no Site

Pr. Moreira Silva – Para Reflexão

Reflexão: A Queda.
Queda é o nome dado pelos teólogos ao acontecimento que mudou a história da humanidade. Antes desse rompimento com Deus, o pecado era um conceito que não existia. Assim, tiramos Deus da nossa agenda, o que nos tornou pródigos, sustentados na mentira e no autoengano.
Foi a partir desta realidade que a dor, o sofrimento e a injustiça deram o tom a nossa existência. Sem a consciência desta realidade, torna-se impossível ao homem compreender, discernir a harmonia que há no universo e o caos na história da humanidade.
A partir da queda passamos a viver no labirinto e existencial, na ilusão de sermos o nosso próprio referencial de certo e errado, passando assim a duvidar de Deus e ter certeza das nossas percepções sobre a vida. Por acreditar muito em nós mesmos experimentamos grandes catástrofes, duas guerras mundiais e outros incomparáveis absurdos, como o extermínio em massa de cerca de seis milhões de judeus pelos nazistas no holocausto.
Aí está o cerne da ambiguidade e do paradoxo humano, se não tivéssemos rompido com Deus não seria necessário criar ciências humanas para nos orientar, pois viveríamos dentro de uma única realidade, onde a comunhão seria a realidade a ser vivida.
Como bem expressou Jesus, na oração sacerdotal:  “Para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste”. (João 17-21). Esse é o desejo profundo de Jesus, um dia a humanidade experimentará uma realidade única em Deus.
Conforme nos diz Agostinho:  “Inquieto  está o nosso coração enquanto não repousa em ti”. O Evangelho é as boas novas de salvação. Na perspectiva Cristã, a salvação é algo muito mais abrangente do que nós imaginamos, ela vai norteando todos os compartimentos da nossa existência, desconstruindo todo autoengano, nos fazendo viver com consciência na história, tornando nos pacificadores da humanidade.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação”. (2 Coríntios 5:17,18)
Ele nos tira do estado de alienação para o estado de submissão ao senhorio de Jesus.
A Ele toda glória
Pr. Moreira

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens