Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 29/11/2020
JESUS E A MULHER SAMARITANA
Por Roberto Veloso
@robertoveloso_
“Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos )?” (João, 4:9)
Essa passagem bíblica é linda e cheia de ensinamentos, mas o que eu gostaria de falar hoje era sobre o Jesus que não era preconceituoso e aproveitava as situações mais inusitadas para pregar o Seu evangelho.
Aquela mulher tinha tudo para o Rei dos Reis sequer lhe dirigir a palavra. Era uma samaritana, uma mestiça de israelita e assírio. Tinha sido repudiada por vários homens e agora vivia com um que nem era seu marido. Provavelmente era idólatra, porque os samaritanos cultuavam vários deuses.
Mas, Jesus criou a situação para evangelizá-la. Não ficou gerando dificuldades para propagar a Sua palavra, antes procurou falar com a mulher perdida e rejeitada, para que ela compreendesse qual era a verdadeira fonte de água viva.
“Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” (João 4:10)
Na sociedade atual, onde impera a intolerância, o preconceito e o ódio entre pessoas que sequer se conhecem, unicamente por pertencerem a grupos ideológicos, religiosos e de gostos diferentes, o exemplo de Jesus deve ser seguido pelos cristãos para pregar o evangelho a toda a criatura.
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15)
Se o mandamento de Jesus é pregar o evangelho a toda criatura, nessa ordem estão os corruptos, os ladrões, os prostitutos, as prostitutas, os LGBTQI+, os adúlteros, os bêbados, os drogados e os demais excluídos.
O mandamento não é pregar o evangelho para os iguais, os semelhantes a nós, não, a ordem é pregar a toda criatura, indistintamente. Não se pode excluir da pregação do evangelho os umbandistas, os espíritas, os muçulmanos, os ateus, e prosélitos de outras religiões.
Porque não existe um bom para ter capacidade de excluir a palavra de Deus dos demais. Afinal, somos todos pecadores e somente fomos salvos pela graça e misericórdia de Deus, por intermédio de Seu Filho amado.
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3:23,24)
Se somos remidos pela graça de Deus, imerecidamente, não podemos deixar de levar a palavra para os que mais dela precisam, os pecadores, para que todos possam conhecer Jesus Cristo e entregar a vida a Ele com o objetivo de atingir a salvação e a vida eterna.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.