Fechar
Buscar no Site

Texto da Mary Anne, publicado na PG do dia 29/11/2020

Quem sou eu quando ninguém está olhando?

Mary Anne Aragão Pachêco
IEQ Península – Escritora e Empresária – São Luís – MA – Instagram: @maryannearagao

 

A maneira que nos conduzimos é muito regrada pela vigilância, ou seja, quando sabemos que estamos sendo observados procuramos agir de uma determinada maneira totalmente diferente da que agimos quando estamos sozinhos ou com familiares. Muitas vezes, diante de determinadas pessoas, é mais fácil mascarar a sua verdadeira personalidade na esperança de assim preservar sua imagem e ter aceitação em um determinado grupo.
Você já se fez essa pergunta? Diante das tensões e pressões da vida, como você se comporta? Vivemos em uma sociedade totalmente corrompida, mergulhada em pré-
julgamentos e pecados, somos desafiados dia a dia a nos mantermos puros e procurando viver segundo o caráter de Cristo.
Na maioria das vezes o que leva uma pessoa a agir de forma dúbia, é a preocupação de agir somente buscando o reconhecimento humano. Algumas pessoas agem assim por que aos olhos humanos uma boa reputação traz credibilidade, porém é importante lembrar que para Deus o que vale é o caráter.
Precisamos entender que a boa reputação deve ser a extensão do caráter e não a substituição do mesmo, falo isso por que existem pessoas que quando estão sendo vistas, agem tão amigavelmente, tão carinhosamente, tão honestamente, mas quando não tem ninguém olhando agem de maneira duvidosa. Esse comportamento pode acontecer com qualquer um de nós, aconteceu com Moisés como nos mostra o livro de
Êxodo 2:11-14 “Naqueles dias, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos e viu os seus trabalhos penosos; e viu que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo. Olhou de um e de outro lado, e, vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio, e o escondeu na areia. Saiu no dia seguinte, e eis que dois hebreus estavam brigando; e disse ao culpado: por que espancas o teu próximo? O qual respondeu: quem te pôs por príncipe e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto.”
Podemos observar nessa passagem bíblica que Moisés olhou para um lado, olhou para o outro e depois como viu que não estava sendo observado, matou o egípcio. Tenho absoluta certeza que se tivesse alguém observando-o, ele não o teria matado. Muitas vezes nos comportamos de forma semelhante à de Moisés, fazendo a coisa certa

somente quando sabemos que estamos sendo observados, quando nosso nome e nossa imagem estão em jogo. A atitude de Moisés nos mostra que é muito fácil sermos cristãos quando tem gente olhando, o desafio é ser cristão quando ninguém está olhando, quando estamos na intimidade do nosso lar, e é nesse momento que revelamos o nosso verdadeiro caráter.
Essa consciência de não agir errado só quando estamos sendo observados precisa ser reavaliada, por que aqui na Terra ninguém está vendo, mas lá no céu tem Aquele que tudo vê, e chegará o dia que todos nós prestaremos contas com Ele. Como o próprio
Jesus Cristo nos falou em Mateus 10:2 “Não há
revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido.” O fato é que tudo que fazemos está sendo registrado no livro da vida.
O compromisso de Deus conosco é com o nosso caráter e não com a nossa imagem. Eu, por exemplo, posso ter uma imagem ilibada na frente das pessoas, ao ponto de dizerem que “essa mulher é uma benção” e dentro de casa ser totalmente agressiva, resmungona, briguenta com os meus familiares, ou mesmo no meu trabalho com os meus funcionários, e não é esse tipo de atitude que Deus espera de mim, que espera de nós.
nada encoberto, que não venha a ser
Lembre-se, que quando você age com integridade mesmo sabendo que ninguém está
vendo, é o que prova a pessoa que você realmente é, ninguém perde por ser honesto e
por fazer as coisas corretamente, pelo contrário, ganha muito.
Fique na paz do Senhor!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens