Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 22-23/novembro de 2020
JESUS, O INTERCESSOR
Por Roberto Veloso
@robertoveloso_
“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.” (1 Timóteo 2:5,6)
A vida de Jesus é de intercessão, que significa rogar para que Deus nos proteja das adversidades e das invertidas de satanás. Em inúmeras passagens dos evangelhos há a narrativa de pedidos de Jesus pelas pessoas.
Um dos exemplos é a intercessão por Pedro, impetuoso e ansioso, ainda não compreendia os verdadeiros objetivos da vinda de Cristo à Terra.
“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.” (Lucas 22:31,32)
Vejamos que a intercessão de Jesus cumpre sempre um propósito. Ter rogado em favor de Pedro visava ao fortalecimento dos irmãos, que certamente se sentiriam abandonados e sem rumo após a morte de Jesus. Era, portanto, necessária a intercessão com a finalidade de Pedro se tornar um líder da nova igreja, não deixando que os seguidores de Cristo se enfraquecessem.
Uma das orações mais belas dos evangelhos é a sacerdotal, quando Jesus intercede pelos seus discípulos que ficariam após a Sua morte e ressurreição. Jesus pede a Deus proteção aos seus seguidores, porque sabia da perseguição vindoura. Uma perseguição capaz de arrefecer os ânimos dos discípulos, mas Jesus os queria fortes para a propagação do evangelho.
“Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.” (João 17:11)
Isaías, um dos profetas maiores, um dos que anteciparam a vinda de Jesus, disse que Ele seria um intercessor pelos transgressores.
“Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.” (Isaías 53:12)
E Jesus cumpriu a profecia quando pregado na cruz, intercedeu em favor dos crucificadores e escarnecedores.
“Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.” (Lucas 23:34)
Se Jesus intercedeu pelos transgressores, mais ainda o faz pelos que tem nEle fé. Pelos que clamam pelo Seu santo nome e O tem como Senhor e Salvador de suas vidas.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.